Segundo pesquisa Atlas, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia são os ministros com melhor avaliação dos brasileiros

Os ministros do STF indicados por Bolsonaro, André Mendonça e Kassio Nunes Marques, têm lidado com índices baixos de popularidade

Vistos com imagem positiva por 47% dos brasileiros e negativamente por 52%, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia, apesar da alta rejeição, são os ministros melhor avaliados do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos brasileiros.

Os dados são de uma pesquisa da Atlas sobre a confiança nos ministros do Supremo divulgada nesta quarta-feira e publicada pelo Estadão. O levantamento foi feito com 1.617 respondentes pela internet entre 3 e 4 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o intervalo de confiança, de 95%.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tem ganhado destaque por seus confrontos com grupos bolsonaristas, principalmente por ser responsável por investigações que envolvem ataques virtuais e atos antidemocráticos. Essas investigações levaram à prisão de vários apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nos últimos dias, Moraes voltou a ser alvo de críticas de conservadores após ordenar a suspensão do X devido ao descumprimento de ordens judiciais. Durante a manifestação bolsonarista de 7 de Setembro na Avenida Paulista, em São Paulo, aliados de Bolsonaro planejam aumentar a pressão por um possível impeachment do ministro.

Enquanto Moraes enfrenta essa pressão, os ministros do STF indicados por Bolsonaro, André Mendonça e Kassio Nunes Marques, têm lidado com índices baixos de popularidade.

Mendonça tem 24% de imagem positiva e 46% negativa, enquanto Nunes Marques é avaliado positivamente por apenas 17% das pessoas, com uma taxa de imagem negativa de 54%. Isso demonstra o desafio que esses ministros enfrentam em conquistar uma imagem positiva junto à população.

Apesar disso, nenhum desses ministros é mais rechaçado, segundo a pesquisa, do que Gilmar Mendes, a única indicação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ainda na Corte. Embora tenha imagem positiva superior a Mendonça e Marques (de 33%), ele carrega uma rejeição de 59%.

Dos 11 ministros da atual composição do STF hoje, Lula indicou quatro deles: Flávio Dino (2024), Cristiano Zanin (2023), Cármen Lúcia (2006) e Dias Toffoli (2009). Dilma Rousseff indicou outros quatro: Luiz Fux (2011), Rosa Weber (2011), Luís Roberto Barroso (2013) e Luiz Edson Fachin (2015). Alexandre de Moraes foi escolhido por Michel Temer (2017). Já Kassio Nunes Marques (2020) e André Mendonça (2021) são nomes de Bolsonaro.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading