Secretaria de Saúde do RJ confirma primeira morte por varíola dos macacos no estado

A secretaria estadual de saúde (SES-RJ) confirmou nesta segunda-feira (29) a primeira morte no Rio de Janeiro por monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. O paciente, um homem de 33 anos, estava internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. De acordo com a secretaria de saúde do município, a…

A secretaria estadual de saúde (SES-RJ) confirmou nesta segunda-feira (29) a primeira morte no Rio de Janeiro por monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. O paciente, um homem de 33 anos, estava internado no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. De acordo com a secretaria de saúde do município, a vitima apresentava baixa imunidade e comorbidades que agravaram o quadro. O paciente apresentou complicações e teve que ser transferido para uma UTI há dez dias. 

As autoridades de saúde de Campos informaram que estão monitorando pessoas que tiveram contato com o paciente. De acordo com a SES-RJ, foram registrados 611 casos da doença no estado até a segunda-feira (29). Outros 474 casos suspeitos seguem em análise. 

Desde a semana passada, o governo do estado vem abrindo postos de coleta de amostras para testagem de casos suspeitos da doença, que são aqueles em que os pacientes, de qualquer idade, apresentam início súbito de lesão em mucosas e erupção cutânea aguda, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo. Outro sintoma que pode ser observado é o aparecimento de edemas nos órgão genitais. A SES-RJ esclarece ainda que , embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading