A cidade do Rio contará, a partir desta segunda-feira (25), com mais de 400 pontos de vacinação contra a gripe espalhados pelo município. A medida faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ampliar a cobertura vacinal no período final da campanha, que termina no próximo domingo (31).
A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, mas o chamado é direcionado especialmente aos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menos de 6 anos de idade, idosos e gestantes.
Esses públicos são mais suscetíveis a complicações da doença, sobretudo nos meses de outono e inverno. Já a vacinação é a principal forma de prevenir casos graves e óbitos provocados pelo vírus. A cidade do Rio já aplicou mais de 1 milhão de doses da vacina em 2026, mas, entre os públicos prioritários, somente uma em cada três pessoas se vacinou.
“Todas as pessoas com 6 meses ou mais devem ir a um dos pontos de vacinação para atualizar a imunização, principalmente crianças, gestantes e idosos, que são os grupos mais vulneráveis aos efeitos da doença. Esta é a oportunidade para se proteger. Não podemos subestimar a gripe, que é a principal doença do nosso calendário epidemiológico, nem permitir que ela cause internações e óbitos preveníveis pela vacina”, alerta o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.
Onde se vacinar?
O imunizante também seguirá disponível nas 243 salas de vacinação da rede municipal, incluindo clínicas da família, centros municipais de saúde e unidades do Super Centro Carioca de Vacinação.
A unidade de Botafogo funciona diariamente, das 8h às 22h. Já os polos da Zona Oeste, no ParkShopping Campo Grande, e da Zona Norte, no Shopping Nova América, atendem de acordo com o horário de funcionamento dos centros comerciais.
A relação dos pontos de vacinação extras está disponível a partir desta segunda no site da Secretaria Municipal de Saúde, no link saude.prefeitura.rio.





Deixe um comentário