Rio retoma vacina contra nova variante da covid; veja quem pode tomar

Idosos serão vacinados a partir da quarta-feira (7)

O Rio de Janeiro retoma nesta quarta-feira (7), a vacinação contra a covid-19 com doses atualizadas para a variante JN.1. O primeiro grupo contemplado será o de idosos que vivem em instituições de longa permanência (ILPI). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 20.700 doses do novo imunizante foram recebidas.

Imunizante protege contra a cepa JN.1 | Rovena Rosa / Agência Brasil

A nova vacina, desenvolvida para proteger contra a cepa JN.1, considerada atualmente a variante de maior circulação, é segura e indicada para quem recebeu a última dose há pelo menos um ano. O imunizante reduz significativamente o risco de hospitalização e mortes pela doença.

O município também recebeu 13.040 doses da vacina Pfizer Baby, destinada a crianças de seis meses a 4 anos.

A ampliação da campanha para outros grupos prioritários deve ocorrer nas próximas semanas, conforme novas remessas forem chegando à capital.

A aplicação acontecerá nas 240 salas de vacinação da rede de Atenção Primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, além das duas unidades do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo e no ParkShoppingCampoGrande.

Outras vacinas também são recomendadas

Além da vacina contra a covid-19, a Secretaria de Saúde reforça a importância da atualização vacinal para outras doenças sazonais ou com risco de reintrodução.

A campanha de vacinação contra a gripe já está em andamento e terá o Dia D no próximo sábado (10). Já as vacinas contra sarampo e febre amarela seguem sendo recomendadas diante do registro de novos casos em cidades e estados vizinhos.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading