O Enem 2025 trouxe como proposta de redação o tema ‘Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’, assunto que lembra o episódio de 2009, quando a prova foi cancelada após o furto de um exemplar na gráfica responsável pela impressão. À época, o tema divulgado após a anulação seria ‘Valorização do idoso’.
Em 2009, o vazamento causou transtornos: a aplicação precisou ser remarcada poucos dias antes da data prevista, afetando mais de 4 milhões de estudantes inscritos e criando dificuldades para o recém-implementado Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Depois da suspensão, o Inep divulgou quais seriam as questões e os textos motivadores da redação.
Naquele ano, os candidatos escreveriam a partir de:
- um trecho do Estatuto do Idoso;
- um excerto de reportagem do site Com Ciência sobre o aumento da expectativa de vida;
- e um poema que começava com a frase ‘Idoso é quem tem o privilégio de viver longa vida’.

Sobre a prova
Além do texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, os estudantes respondem 45 questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas e língua estrangeira (inglês ou espanhol). O tempo total de aplicação neste domingo é de 5 horas e 30 minutos.
A consulta ao local de prova segue disponível no Cartão de Confirmação de Inscrição, pela Página do Participante. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, enquanto a prova começou às 13h30. Quem deseja levar o caderno de questões poderá sair da sala somente após as 18h30.
As provas voltam no próximo domingo (16), com questões de matemática e ciências da natureza.






Deixe um comentário