Quem era o mestre de capoeira Paulinho Sabiá, morto a tiros em Niterói

Fundador do Grupo Capoeira Brasil, Paulo Cesar da Silva Souza formou gerações de alunos e ajudou a difundir a arte em vários países

O mestre de capoeira Paulo Cesar da Silva Souza, conhecido como Paulinho Sabiá, foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira, em Icaraí, Niterói, na Região Metropolitana. Ele tinha 65 anos e era um dos fundadores do Grupo Capoeira Brasil.

Paulinho Sabiá iniciou a trajetória na capoeira ainda jovem, nas ruas de Niterói. Formou-se pelo tradicional Grupo Senzala, onde foi discípulo de José Tadeu Carneiro Cardoso, o mestre Camisa. Em 1989, ao lado do ator e capoeirista Beto Simas, o mestre Boneco, e de mestre Paulão Ceará, fundou o Grupo Capoeira Brasil.

Ao longo das décadas, a organização se expandiu e passou a atuar em dezenas de países, formando alunos, professores e mestres, e contribuindo para a difusão da capoeira brasileira no exterior. Sabiá era reconhecido pela atuação na formação de gerações de capoeiristas e pela participação na consolidação do grupo no cenário nacional e internacional.

Comoção

A morte gerou manifestações nas redes sociais de alunos, mestres e admiradores da capoeira. Perfis e praticantes destacaram a trajetória de Sabiá na construção e expansão do ensino da modalidade no Brasil e fora do país.

“Hoje a capoeira está de luto. No despedimos de Mestre Paulinho Sabiá, um dos grandes pilares da capoeira no Rio de Janeiro e no Brasil (…). Mestre Paulinho ajudou a estruturar um trabalhou que ultrapassou fronteiras, formando milhares de alunos, mestres e contramestres, levando a cultura brasileira para diversos países e consolidando a capoeira como instrumento de transformação social”, escreveu o perfil Grito Marcial.

“Uma perca imensa e lamentável para nossa Capoeira e nossa cultura. Querido Mestre que Deus o tenha em um bom lugar”, disse ainda um internauta. “Uma grande perda para o mundo. Meus sentimentos a todos os familiares e aos discípulos do mestre”, acrescentou outro.

Relembre o crime

O crime aconteceu quando Paulinho Sabiá estava no banco do carona de um carro dirigido por sua companheira. De acordo com a Polícia Militar, o veículo havia parado no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Lemos Cunha, em Icaraí, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram.

O ocupante que estava na garupa efetuou disparos à queima-roupa e fugiu em seguida. Três tiros atingiram a vítima. A mulher não ficou ferida.

A investigação está a cargo da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, que realiza diligências para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading