Polícia faz operação contra quadrilha de matadores do jogo do bicho no Rio; entre os alvos de busca, estão 12 PMs

Segundo a polícia, entre as execuções do grupo está a do empresário Antônio Gaspazianni Chaves, dono do Bar Parada Obrigatória, em Vila Isabel, na Zona Norte, no mês de junho, e a do advogado Rodrigo Marinho Crespo, assassinato a tiros a luz do dia nas proximidades da OAB-Rio, no Centro do Rio, em fevereiro

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) cumpriu nesta quinta-feira (8) 1 mandado de prisão preventiva e 32 mandados de busca e apreensão contra criminosos envolvidos em diversos assassinatos na capital fluminense. Entre os alvos estão 12 policiais militares.

Segundo a polícia, entre as execuções do grupo está a do empresário Antônio Gaspazianni Chaves, dono do Bar Parada Obrigatória, em Vila Isabel, na Zona Norte, em junho, e a do advogado Rodrigo Marinho Crespo, assassinato a tiros a luz do dia nas proximidades da OAB-Rio, no Centro do Rio.

O alvo desta quinta é Ryan Patrick Barboza de Oliveira, de 23 anos. O homem foi preso na Baixada Fluminense.

De acordo com as investigações, ele foi o responsável por monitorar, repassar informações sobre a rotina de Antônio Gaspazianni e dar o sinal para que os assassinos executassem o empresário.

Segundo a polícia, Gaspazianni foi morto porque desviou dinheiro das máquinas caça-níqueis que possuía em seus bares.

O Bar Parada Obrigatória já foi palco de uma disputa entre 2 bicheiros no Rio: Adilson Oliveira Coutinho, o Adilsinho, e Bernardo Bello.

Objetos encontrados na casa de um PM; pistola tem numeração raspada — Foto: Divulgação
Objetos encontrados na casa de um PM; pistola tem numeração raspada — Foto: Divulgação

Por sua vez, as investigações apontam que a morte do advogado Rodrigo Crespo, em fevereiro deste ano, foi motivada por razão torpe, “demonstrando força e poder, uma vez que a atuação profissional da vítima, como advogado, estava incomodando interesses ilícitos de uma organização criminosa ativa, envolvida, entre outras atividades, na exploração de jogos de apostas online”.

Durante a operação desta quinta, os agentes também cumprem mandados de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara Criminal da Capital, contra policiais militares que estão envolvidos na morte do miliciano Marco Antônio Figueiredo Martins, o Marquinho Catiri, e de seu segurança, Alexsandro José da Silva, em novembro de 2022.

Segundo a polícia, os alvos dos mandados são integrantes de uma organização criminosa que comercializa cigarros e jogos de azar.

Alvo da Operação Fim da Linha monitorado para ser morto

Durante as investigações da Polícia Civil, os agentes descobriram que, em 2023, o bando monitorou um homem para que, ao que tudo indica, ser morto na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

A polícia descobriu que o homem foi um dos alvos da Operação Fim da Linha, deflagrada pela Polícia Federal, em 2022, contra a “máfia do jogo do bicho”. Não se sabe o motivo do grupo ter desistido de mata-lo.

Segundo as investigações, Cezar Daniel Mondego de Souza, o policial militar Leandro Machado da Silva e Ryan Patrick foram os responsáveis por levantarem informações para que o homem fosse assassinado.

Cezar Daniel e Leandro Machado estão presos pelo envolvimento na morte do advogado Rodrigo Crespo.

Com informações do g1.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading