Policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) realizaram uma operação para combater disputas entre traficantes e milicianos, na comunidade da Gardênia Azul, Zona Sudoeste do Rio, na manhã desta terça-feira (1º). A ação aconteceu pelo segundo dia seguido.
Os policiais prenderam dois suspeitos de tráfico na Rua Coronel Eunir e apreenderam uma granada e um radiotransmissor.
Na segunda (31), a ofensiva foi coordenada pelo 18º BPM (Jacarepaguá) e contou com equipes do Grupamento de Ações Táticas (GAT). Segundo a corporação, não houve registro de prisões, mortes ou apreensões.
Sete escolas municipais precisaram suspender as aulas. Uma unidade de Atenção Primária da região também chegou a suspender o funcionamento. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), outra unidade também teve a rotina alterada e apesar de manter o atendimento, precisou suspender as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares.
A comunidade da Gardênia Azul é dominada pela facção Comando Vermelho (CV), após anos de controle pela milícia. Os criminosos utilizam a região como base para atacar rivais que controlam outros bairros da Zona Sudoeste, como Jacarepaguá e o Recreio dos Bandeirantes.
Desde então a região tem sido alvo de diversas operações policiais, que tentam conter o avanço das disputas nesta região.
Conflitos recentes
A movimentação ocorreu dois dias após uma sequência de confrontos em diferentes pontos da Zona Sudoeste. Entre a noite do sábado (29) e a madrugada do domingo (30), quatro pessoas morreram durante um intenso tiroteio na Muzema. Um homem também ficou ferido.
Após os confrontos, 14 ônibus foram interceptados e usados como barricadas em vias entre Muzema, Curicica, Gardênia Azul e Taquara, segundo o Rio Ônibus. A violência também afetou linhas que circulam pela região de Jacarepaguá.







Deixe um comentário