Petrobrás anuncia mais privatizações para se antecipar à posse de Lula

Em fato relevante divulgado na noite de ontem, a Petrobras ainda manteve a intenção de desinvestir até 20 bilhões de dólares no próximo quinquênio, apesar dos apelos do grupo de transição do governo eleito para que as vendas fossem suspensas até a posse de uma nova gestão em 2023. Segundo a Reuters, Petrobras prevê investir…

Em fato relevante divulgado na noite de ontem, a Petrobras ainda manteve a intenção de desinvestir até 20 bilhões de dólares no próximo quinquênio, apesar dos apelos do grupo de transição do governo eleito para que as vendas fossem suspensas até a posse de uma nova gestão em 2023.

Segundo a Reuters, Petrobras prevê investir 78 bilhões de dólares entre 2023 e 2027, alta de 15% em relação ao plano de negócios plurianual anterior, com o segmento de exploração e produção mantendo o protagonismo ainda que com uma fatia ligeiramente menor, enquanto a área de refino ganhou espaço.

 Embora mais robusto, o novo plano reduziu levemente a fatia destinada a E&P, de 84% no planejamento anterior para 83%, enquanto elevou para 12% o total para refino, gás e energia, versus 10,4% no programa divulgado em 2021.

O total de investimentos previstos em refino e gás natural subiu para 9,2 bilhões de dólares – com cerca de 50% dos recursos aplicados na expansão e aumento da qualidade e eficiência do refino–, enquanto a área de E&P deverá receber 64 bilhões de dólares, com 67% sendo destinados ao pré-sal.

Mesmo assim, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse em nota que o governo Lula deverá rever os investimentos, para incluir aumento maior da capacidade de refino, projetos de transição energética, com estímulos a fontes renováveis, como biocombustíveis, e encomendas à indústria naval brasileira, com a construção de plataformas e embarcações no país, gerando emprego no Brasil.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading