O Centro de Visitantes Paineiras, na Estrada das Paineiras, na subida do Corcovado, apresenta ao público exposições dedicadas à história do Cristo Redentor e à conservação ambiental. A programação inclui a mostra “Cristo Redentor – Rumo aos 100 Anos”, com fotografias, documentos, charges, obras de arte e peças históricas sobre o monumento, além da exposição permanente Floresta Protetora, que apresenta a trajetória da recuperação da floresta. No domingo de eleição (25), o Centro de Visitantes funcionará normalmente, com serviço de transporte oficial para o Cristo Redentor.
Organizada pelo Acervo do Santuário Cristo Redentor, com curadoria do Padre Omar e parceria da Mude e da Paineiras Corcovado, a mostra antecipa parte do acervo previsto para o futuro Museu do Cristo Redentor. O conjunto apresenta diferentes momentos da trajetória do monumento, desde sua construção até sua presença na memória cultural do Rio de Janeiro. Entre os artistas com trabalhos expostos estão Marco Velasquez, Rafael Ferraraccio, Romero Britto e Alexandre Pinhel.
Outro destaque é a série “O Corcovado, o Redentor e uma Oração”, da fotojornalista Claudia Martini, desenvolvida ao longo de 22 anos a partir de imagens registradas da janela de seu apartamento. As fotografias retratam diferentes paisagens do Corcovado e do Cristo Redentor, tendo a oração do Pai-Nosso como fio condutor. A mostra também inclui um vídeo especial de Fernanda Montenegro sobre o monumento.
Floresta da Tijuca
A exposição permanente Floresta Protetora apresenta a história da recuperação da Floresta da Tijuca por meio de maquetes, projeções interativas, recursos audiovisuais e simulações de ecossistemas. O percurso aborda a relação entre a floresta, a biodiversidade e a preservação dos recursos naturais, com informações sobre a história ambiental de uma das principais áreas verdes do Rio.

O Centro de Visitantes também conta com a Loja Paineiras, que oferece produtos e lembranças aos visitantes. O espaço integra o roteiro das Vans Oficiais Paineiras Corcovado, cujo pacote inclui transporte de ida e volta a partir do ponto de embarque escolhido e ingresso para o Cristo Redentor. O serviço conta com saídas no Centro, em Copacabana, no Largo do Machado e no próprio Centro de Visitantes Paineiras.
Serviço – Centro de Visitantes Paineiras
Endereço: Estrada das Paineiras, s/nº – Urca
Funcionamento no domingo de eleição (25): normal
Pontos de compra de ingressos e embarque das vans oficiais
Centro de Visitantes Paineiras — das 7h às 18h
Largo do Machado — Praça do Largo do Machado, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória. Acesso: cerca de dois minutos a pé da estação de metrô Largo do Machado. Horário: das 8h às 16h
Copacabana — Praça do Lido, Avenida Atlântica, entre as ruas Belfort Roxo e Ronald de Carvalho. Acesso: cerca de dez minutos a pé da estação de metrô Cardeal Arcoverde. Horário: das 7h às 16h
Centro — Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, Avenida República do Chile, 245. Acesso: cerca de cinco minutos a pé da estação de metrô Carioca







Deixe um comentário