Operação conjunta visa demolir prédios de luxo que abrigavam traficantes na Rocinha

Construções irregulares eram usadas por criminosos do CV do Ceará e custaram R$ 6 milhões

Três prédios erguidos ilegalmente na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, começaram a ser demolidos nesta quinta-feira (26) em uma operação conjunta que mobiliza a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio (MPRJ), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), além do Ministério Público do Ceará e da Polícia Civil daquele estado.

As construções estavam localizadas na região conhecida como Dionéia e, segundo as investigações, eram utilizadas como esconderijo para traficantes do Comando Vermelho (CV) oriundos do Ceará. Os imóveis foram identificados durante uma ação realizada em 31 de maio, quando forças de segurança dos dois estados deflagraram uma operação contra líderes do tráfico cearense que haviam se refugiado no Rio de Janeiro.

De acordo com a apuração dos Ministérios Públicos e das polícias envolvidas, os prédios possuíam entre dois e sete andares, acabamento de alto padrão, piscinas, áreas gourmet e ocupavam uma área de aproximadamente dois mil metros quadrados. As obras, realizadas sem qualquer autorização legal, apresentavam risco de desabamento em razão do desmatamento da encosta onde foram construídas. Engenheiros da Prefeitura do Rio estimam que os investimentos ilegais somam cerca de R$ 6 milhões.

A operação desta quinta-feira também conta com a participação de agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da empresa pública RioLuz.

Esconderijo de criminosos e fuga em massa

Os imóveis alvo da demolição faziam parte da estrutura de apoio a pelo menos 110 criminosos do CV do Ceará que se instalaram no Rio para fugir das forças de segurança em seu estado de origem. A ofensiva realizada no final de maio revelou o grau de articulação entre facções de diferentes regiões do país.

Durante aquela ação, as autoridades localizaram duas mansões e dois prédios utilizados para abrigar os fugitivos. Em paralelo, drones com sensores de baixa luminosidade captaram imagens impactantes: cerca de 400 homens armados com fuzis fugiram pela mata que cerca a Rocinha. A cena revelou não só o poderio bélico da quadrilha, mas também seu preparo para ações coordenadas de evasão.

Segundo um promotor do Gaeco do Ceará, há indícios de que os criminosos recebam treinamento com membros do Comando Vermelho da Rocinha para aprender rotas de fuga pela mata. Esses caminhos permitem que eles se desloquem rapidamente até bairros nobres da Zona Sul, como Gávea, Jardim Botânico e outros, ampliando sua capacidade de mobilidade e dificultando a ação da polícia.

Ação integrada contra o crime organizado

A ofensiva contra as construções ilegais e os esconderijos do tráfico na Rocinha faz parte de uma estratégia de cooperação entre os Ministérios Públicos do Rio e do Ceará, com apoio operacional da Seop, Bope, Polícia Militar e Polícia Civil. O objetivo é desarticular redes interestaduais de tráfico que se utilizam de comunidades dominadas por facções para montar estruturas de apoio logístico e financeiro.

A demolição dos prédios tem valor simbólico e prático: além de atingir financeiramente o crime organizado, interrompe o uso da infraestrutura construída para fins criminosos. A expectativa das autoridades é que ações como essa tenham efeito dissuasório sobre facções que tentam se expandir nacionalmente.

A Secretaria de Ordem Pública informou que seguirá monitorando construções ilegais em áreas sensíveis da cidade, especialmente quando ligadas a atividades criminosas. Já o Ministério Público do Ceará reforçou que novas fases da operação conjunta estão previstas, com base em investigações em andamento sobre a migração e associação entre facções regionais.

Leia mais:

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading