A estreia internacional de “O Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho, provocou forte reação no Festival de Cannes 2025. A produção protagonizada por Wagner Moura foi recebida com 13 minutos de aplausos. A comoção levou parte do público a gritar “bravo!” em meio aos elogios.
Segundo a assessoria do longa, os aplausos começaram nos créditos finais e seguiram por cinco minutos. Após o término completo da projeção, o público manteve a ovação por mais oito minutos. A recepção só foi interrompida porque o próprio cineasta decidiu encerrar a sessão.
A jornalista do Washington Post, Jada Yuan, registrou a intensidade da reação do público francês. “Foram a ‘mais longa e entusiasmada que já vi até agora no festival’, com muitos gritando ‘bravo!’.”
Ao subir ao palco, Kleber Mendonça Filho fez um discurso de agradecimento: “Quero agradecer a toda a equipe que fez este filme e tem uma pequena parte desta equipe aqui. Me sinto muito honrado em ter vocês aqui, foi uma grande experiência fazer ‘O Agente Secreto’. Queria agradecer a todos os atores e a toda equipe técnica. Muito obrigado!”
Críticas destacam impacto e temática política
As primeiras análises publicadas após a exibição foram amplamente positivas. Os textos ressaltam a construção narrativa envolvente, a homenagem ao cinema e a tensão presente ao longo da trama. A crítica internacional também observou o caráter político do roteiro.
Wagner Moura aparece como um dos favoritos ao prêmio de Melhor Ator. Os vencedores da edição deste ano serão revelados no próximo sábado (24).
Pelas redes sociais, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, celebrou a chegada do Brasil a Cannes, que teria sido de ‘tapete vermelho’ por conta do sucesso da trama brasileira. Ela ainda compartilhou imagens de Moura se emocionando ao ser aplaudido por quase 15 minutos.
Com informações de O Dia





