Nikolas Ferreira será relator de projeto petista sobre fake news

Proposta de Érika Kokay busca criminalizar desinformação eleitoral; análise fica para 2025

Nos últimos dias de seu mandato como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC) designou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) como relator de um projeto de lei apresentado pela deputada Érika Kokay (PT-DF) sobre fake news no período eleitoral.

A proposta, elaborada em junho de 2024, visa criminalizar a disseminação em massa de informações sabidamente falsas que possam comprometer o processo eleitoral. O texto prevê pena de reclusão de dois a seis anos, além de multa, para os responsáveis por essa prática.

Kokay justificou a iniciativa afirmando que o Brasil enfrenta uma “máquina de desinformação” que ameaça a democracia e confunde liberdade de expressão com ataques às instituições e destruição de reputações.

Apesar da indicação de Nikolas Ferreira como relator, a análise da proposta ficará para 2025, uma vez que o ano legislativo termina na sexta-feira (20). Caso Nikolas não seja reconduzido como membro da CCJ no próximo ano, um novo relator será escolhido pelo futuro presidente do colegiado.

Com informações do Metrópoles

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading