Mulher de Ramagem é oficializada pelo PL para disputar vaga na Câmara dos Deputados

Procuradora licenciada para concorrer às eleições, esposa de Alexandre Ramagem teve candidatura confirmada durante convenção do partido no Rio

O PL oficializou, nesta sexta-feira (24), a candidatura de Rebeca Ramagem a deputada federal pelo Rio de Janeiro. Procuradora concursada do Estado de Roraima desde 2015, ela integra a nominata aprovada durante a convenção estadual da legenda e disputará uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições deste ano.

Rebeca pediu licença do cargo no início de julho para participar da campanha eleitoral. Sua candidatura ocorre em meio à projeção nacional da família Ramagem e após uma série de episódios judiciais e administrativos que envolveram seu nome nos últimos meses.

Casada com o ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL), ela passou parte do último ano vivendo nos Estados Unidos ao lado do marido, onde atuou de forma remota como procuradora. O retorno ao Brasil ocorreu após mudanças em sua situação funcional e o início da preparação para a disputa eleitoral.

Trajetória e embates judiciais

Rebeca ganhou visibilidade pública em fevereiro deste ano, quando utilizou as redes sociais para afirmar que estaria sendo alvo de perseguição administrativa após o encerramento do regime de teletrabalho que mantinha desde 2016.

Pouco tempo depois, em março, ela recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter o bloqueio de suas contas bancárias. A defesa sustentou que houve violação ao direito ao contraditório e que os valores bloqueados tinham natureza salarial.

O pedido foi analisado pelo ministro André Mendonça, que rejeitou o mandado de segurança, mantendo a decisão questionada pela procuradora.

Faltas ao trabalho também geraram questionamentos

Além das disputas judiciais, a atuação funcional de Rebeca também foi alvo de questionamentos. Em abril, vieram a público informações indicando que, entre férias, prorrogações, recesso forense e afastamentos cuja validade era contestada, ela acumulava pelo menos 148 dias sem exercer suas atividades no cargo.

O caso gerou repercussão política justamente no período em que seu nome passou a ser cogitado para integrar a chapa de candidatos do PL à Câmara dos Deputados.

Com a homologação da candidatura na convenção desta sexta-feira, Rebeca Ramagem inicia oficialmente sua campanha eleitoral e passa a integrar a estratégia do partido para ampliar sua bancada federal no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo