O Rio de Janeiro recebe, entre os dias 3 e 25 de agosto, a quinta edição da Mostra de Cinema China Brasil, que levará ao público 14 longas-metragens com entrada gratuita. A programação reúne sete produções chinesas inéditas no país e sete filmes brasileiros, com sessões no Cinesystem Belas Artes, em Botafogo, além de escolas, centros culturais e espaços comunitários da cidade.
Com curadoria de Hélio Pitanga e Arthur Chen, a edição de 2026 integra as celebrações do Ano Cultural Brasil-China e busca fortalecer o intercâmbio audiovisual entre os dois países por meio de exibições, debates, atividades educativas e da entrega do Prêmio Arara Azul.
Entre os destaques está a estreia nacional de Operação sombra, estrelado por Jackie Chan. Também serão exibidos pela primeira vez no Brasil os longas Yuan Longping: pai do arroz, Master Zhong, Filho cabeçudo e pai Cabeçudo, Iluminando ali: o diário de um engenheiro, Trabalhadores da rede elétrica do cinturão e rota e Liangzhu: um diálogo entre civilizações.
Segundo o curador Arthur Chen, a seleção pretende ampliar a percepção do público sobre a China contemporânea. “Nossa programação foi construída para quebrar estereótipos e mostrar uma China diversa, moderna e também profundamente humana”, afirmou.
Filmes de diferentes gêneros
A mostra também exibirá produções brasileiras de diferentes gêneros, como Mamonas Assassinas: o filme, Corações a mil, Belchior – Apenas um coração selvagem, Nosso Lar 2: os mensageiros, Betinho – A esperança equilibrista, Tromba Trem: o filme e Vai pra China, Eduardo.
A abertura oficial acontecerá na quarta-feira (05), no Palácio Tiradentes, com a presença de representantes do setor audiovisual dos dois países. A cerimônia incluirá a entrega do Prêmio Arara Azul e uma homenagem especial conduzida pela atriz Lucélia Santos.
Além das sessões de cinema, a programação prevê um circuito educativo em escolas públicas com ensino de mandarim, atividades na Arena Carioca Fernando Torres, na Biblioteca Parque da Rocinha e no Instituto Zeca Pagodinho. Também está previsto um debate sobre coprodução e distribuição audiovisual entre Brasil e China na ESPM, com a participação dos especialistas chineses Feng Zongze e Jia Liyuan e dos produtores brasileiros João Amorim e Ricardo Romin.
O evento será encerrado com o anúncio dos vencedores do Concurso Jovem Cineasta, destinado a realizadores de 18 a 29 anos residentes no estado do Rio de Janeiro, que produzirão curtas-metragens inspirados no tema “Ano de Relações Culturais China x Brasil”.





Deixe um comentário