Moradores denunciam ação da PM em festa junina que deixou jovem morto no Santo Amaro; vídeo

Vítima foi atingida durante incursão do Bope na comunidade; mais cinco pessoas ficaram feridas

Moradores do Morro Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio, denunciaram uma ação da Polícia Militar no local durante uma festa junina, na madrugada deste sábado (7), que terminou com um homem morto no local e outros cinco feridos. Herus Guimarães Mendes, 24 anos, foi atingido na barriga em uma operação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na comunidade. Dezenas de pessoas acompanhavam a festa em uma praça quando os disparos começaram.

O influenciador Rene Silva, do jornal Voz das Comunidades, compartilhou um vídeo em seu X que mostra o momento do tiroteio. Nas imagens, as pessoas dançam na festa e, em seguida, há pânico e correria com os sons de tiros. Assista:

Nas redes sociais, internautas comentaram o episódio. “Foi bastante assustador. O que foram fazer na comunidade, ainda mais naquela hora?”, relatou um. “Não era baile funk, era uma festa junina, com um monte de criança. Eles chegaram atirando e causaram isso aí, mais uma vez. Até quando?”, questionou outra.

A festa junina, tradicional no Morro Santo Amaro, reunia crianças, famílias e visitantes de outras regiões. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram ruas desertas e o ambiente de medo que se instalou no local após o ocorrido.

Herus foi baleado na barriga e não resistiu | Reprodução

Herus chegou a ser encaminhado para o Hospital Gloria D’Or, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo familiares, o rapaz trabalhava como office boy. O Hospital Glória D’Or disse o jovem deu entrada na emergência na madrugada deste sábado em estado gravíssimo.Após exaustivas manobras de ressuscitação, ele não resistiu e veio a óbito logo na sequência”, diz a nota.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento. Os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro — um deles é um adolescente de 16 anos. Quatro deles estão em estado estável e outro permanece internado em estado grave.

Procurada, a PM disse que agentes do Bope realizaram uma ação emergencial para “checar informações sobre a presença de diversos criminosos fortemente armados se preparando para uma possível investida de criminosos rivais visando uma disputa territorial na região”.

De acordo com o comando do batalhão, criminosos atiraram contra os policiais nesta região, mas não houve revide por parte das equipes. Em outro ponto da comunidade, os criminosos atacaram as equipes novamente, gerando confronto.

“Vale ressaltar que as equipes utilizavam câmeras de uso corporal e as imagens já estão sendo captadas e analisadas pela Corregedoria da corporação. O comando do Bope também instaurou um procedimento apuratório para analisar as circunstâncias dos fatos”.

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada e investiga a morte de Herus. Diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias dos fatos.

Protesto

No início da tarde deste sábado, moradores se reuniram com faixas e cartazes na Rua Santo Amaro e pediram justiça com palavras de ordem. “Herus não era bandido”, diz um cartaz. “Todo mundo feliz. Um monte de criança pequena na festa. Do nada a polícia chegou, teve uma troca de tiros e infelizmente estou aqui. Meu filho não sobreviveu, a família está arrasada”, disse o pai do jovem ao RJ1, da TV Globo.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading