Ministro da Defesa afirma que queda de avião em São Paulo foi causada por “gelo nas asas”

Múcio nega rumores de que controladores de voo tenham negado autorização para procedimento de descida da aeronave

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que o acidente com o avião da Voepass, ocorrido na última sexta-feira (9), foi causado por gelo nas asas da aeronave. Em entrevista a Andreza Matais, do UOL, o ministro descartou a possibilidade de falha na comunicação entre o piloto e os controladores de voo, rebatendo especulações levantadas em grupos de pilotos no WhatsApp sobre uma possível negativa de autorização para o procedimento de descida.

“Isso não é verdade. Sei que não houve contato entre os pilotos e a torre. O que ocorreu foi gelo nas asas”, destacou Múcio.

O acidente, que resultou na morte de todos os 58 passageiros e 4 tripulantes, envolveu uma aeronave do modelo ATR-72 que partira de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos (SP). De acordo com o ministro, os fabricantes desse modelo já estão no Brasil para acompanhar as investigações, que estão sendo conduzidas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

A FAB (Força Aérea Brasileira) será responsável pelo transporte dos corpos até Cascavel, no Paraná, cidade de origem do voo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave, fabricada em 2010, estava em condições regulares para operar, com todos os certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading