Milhares de pessoas enfrentaram um frio de até 23 graus negativos e saíram às ruas de Minneapolis e de várias cidades de Minnesota nesta sexta-feira (23) em protesto contra as operações do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), em meio a um intenso clima de indignação no estado. A mobilização reuniu grupos religiosos, sindicatos e comunidades locais.
Os protestos foram desencadeados pela morte de Renee Nicole Good, uma cidadã americana de 37 anos e mãe de três filhos, que foi baleada e morta por um agente do ICE em Minneapolis no início de janeiro, durante uma operação federal. Esta semana, os agentes usaram um menino de 5 anos como “isca” para verificar se haviam imigrantes em uma casa de Minneapolis. Os agentes do ICE, no entanto, afirmaram que o menino estava sozinho na rua.
Organizadores da mobilização estimavam a participação de dezenas de milhares de pessoas na marcha que seguiu até o Target Center, onde estava prevista uma grande concentração. Além de pedir responsabilização pelo agente envolvido, os manifestantes exigem que a ICE encerre suas operações em Minnesota e que o financiamento da agência seja cortado no orçamento federal.
Em diversas cidades do estado, dezenas de empresas fecharam suas portas em solidariedade à causa, numa ação que grupos organizadores chamaram de “pausa econômica”, destacando o impacto das operações do ICE na vida comunitária e na economia local.






Deixe um comentário