Mauro Cid e mais 4 militares são preteridos em nova lista de promoções do Exército por envolvimento em tramas golpistas de 2022   

Embora essa tenha sido mais uma oportunidade perdida, a turma de Cid ainda terá outras duas janelas para possíveis promoções, previstas para dezembro de 2024 e abril de 2025

O tenente-coronel Mauro Cid, juntamente com outros quatro militares, perdeu a chance de ser promovido a coronel na nova rodada de promoções do Exército. Todos eles estão sendo investigados pela Polícia Federal por envolvimento na trama golpista de 2022, que visava impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na última semana, o Exército finalizou o segundo ciclo de promoções dos oficiais formados pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 2000. Embora essa tenha sido mais uma oportunidade perdida, a turma de Cid ainda terá outras duas janelas para possíveis promoções, previstas para dezembro de 2024 e abril de 2025.

Além de Mauro Cid, os tenentes-coronéis Hélio Ferreira Lima, Guilherme Marques de Almeida, Sergio Cavaliere e Ronald Ferreira também foram vetados das promoções devido às investigações em curso.

Os militares foram impedidos de concorrer à promoção e retirados do Quadro de Acesso (lista dos melhores colocados da turma) porque estão suspensos de exercer funções no Exército, segundo dois generais ouvidos pela Folha.

A suspensão das atividades foi definida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), em decisões que autorizaram buscas e apreensões contra os militares.

O segundo ciclo de promoções garantiu a terceira estrela de fundo dourado para 124 militares — número que corresponde a 30% da turma. Mais da metade dos colegas de Cid já chegou ao coronelato.

Os militares poderão voltar à lista das promoções mais à frente, caso os investigados deixem de ser indiciados pela Polícia Federal e o Supremo derrube as restrições impostas aos oficiais.

Mauro Cid era um dos primeiros colocados de sua turma na Aman. A expectativa entre colegas militares era que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro fosse promovido a coronel já na primeira oportunidade.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading