Lula nomeia 4 mulheres para ocuparem diretorias depois da reformulação no comando na Agência Brasileira de Inteligência  

Marco Cepik, cientista político que já foi diretor-executivo do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo em Porto Alegre, vai substituir Alessandro Moretti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta terça-feira (30) uma reformulação na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e nomeou quatro mulheres para ocupar diretorias da agência. A informação foi divulgada pela colunista Ana Flor, do Portal G1.

As mudanças ocorrem em meio às investigações realizadas  pela Polícia Federal sobre uma suposta espionagem ilegal dentro da corporação durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Nesta semana, o ministro relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou o fim do sigilo da ordem que permitiu tais ações, revelando também a participação da cúpula da agência nomeada pelo presidente Lula no caso de espionagem.

Alessandro Moretti, que era diretor adjunto da Abin, foi demitido como parte dessa reformulação. Para substituí-lo, Marco Cepik foi o escolhido. Cepik, que é cientista político e já atuou como diretor-executivo do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo em Porto Alegre, era responsável pela Escola de Inteligência da Abin.

O diretor-geral do órgão, Luiz Fernando Correia, permanece no cargo.

Abaixo, as novas diretoras nomeadas para a Abin e suas respectivas áreas:

– Ana Martins Ribeiro: Departamento de Inteligência Externa;
– Cristina Célia Rodrigues: Departamento de Contrainteligência;
– Nilza Yamazaki: Departamento de Administração e Logística;
– Ana Cruz Pereira da Silva: Escola de Inteligência.

Com informações do IG.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading