Lula afirma que Bolsonaro deve pedir desculpas por humilhar as Forças Armadas. E recomenda a golpistas que “voltem pra casa”
Em discurso a parlamentares aliados, na manhã desta quinta-feira, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, cobrou de Jair Bolsonaro um pedido de desculpas às Forças Armadas, por usá-las no processo eleitoral e humilhá-las. “Eu não sei se o presidente está doente, não sei, mas ele tem a obrigação de vir à televisão e…

Em discurso a parlamentares aliados, na manhã desta quinta-feira, o
presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, cobrou de Jair Bolsonaro um
pedido de desculpas às Forças Armadas, por usá-las no processo eleitoral e
humilhá-las.
“Eu não sei se o presidente está doente, não sei, mas ele tem a
obrigação de vir à televisão e pedir desculpas à sociedade brasileira e às
Forças Armadas, por ter usado as Forças Armadas, por provocar que fosse
humilhada, apresentando um relatório que não diz nada, nada, absolutamente nada
daquilo que ele, durante tanto tempo, acusou”.
Lula se referia ao relatório, entregue ao Tribunal Superior Eleitoral na
quarta-feira, em que o Ministério da Defesa informa que não constatou qualquer
irregularidade no sistema de votação, apuração e totalização dos votos.
“Um presidente pode errar, mas ele não pode mentir. Não é aceitável que um
presidente da República minta para o seu povo. E nós, ontem, acabamos de provar
que um presidente que tinha sido eleito cinco vezes deputado pela urna
eletrônica, que teve seus filhos eleitos pela urna eletrônica, colocasse em
dúvida a urna eletrônica. Ele sabia que ia perder as eleições, ele tinha
certeza que ia perder”.
Lula voltou a criticar Bolsonaro por não ter coragem de reconhecer que perdeu
a eleição.
“Seria tão fácil fazer como fez o Alckmin quando disputou comigo, como
fez o Serra quando disputou comigo, como eu fiz duas vezes com Fernando
Henrique Cardoso quando eu perdi as eleições. Pega o telefone e diz: ‘olha,
parabéns pela tua vitória’. E anuncia ao país: esse país tem um perdedor e um
vencedor. Ele ainda não teve coragem de fazer isso. Portanto, o presidente
Bolsonaro tem uma dívida com o povo brasileiro. Peça desculpas pela quantidade
de mentiras que foram contadas nessa eleição e pelas ofensas que fez à urna
eletrônica, que é um modelo que o mundo inteiro teria que usar. A maior economia
do mundo (Estados Unidos) está contando papelzinho até agora”.
Lula recomendou que voltem pra casa os bolsonaristas que estão protestando
contra a vitória dele.
“Lamentavelmente tem gente, uma minoria, que está na rua pedindo – eles
não sabem nem o que pedem, mas estão pedindo. Eu, se pudesse dizer para essas
pessoas, voltem para casa. Se vocês estiverem ouvindo pela internet, voltem pra
casa, não sejam violentos com crianças, não sejam violentos com quem pensa
diferente de vocês. Eu não peço para ninguém gostar de mim, só peço para as
pessoas: respeitem o resultado eleitoral, porque nós vencemos as eleições e
vamos recuperar esse país”.




