Lira quer indicar ministro da Saúde, Lula aceita oferecer Integração Regional, mas Renan reage

Involuntariamente, Lula caiu no meio de uma guerra regional entre Arthur Lira e Renan Calheiros, que acabou envolvendo a disputa por um ministério no futuro governo. O assunto está na coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles: O presidente da Câmara Arthur Lira,  (PP-AL), passou a cobrar gestos mais concretos de Lula de que seus aliados…

Involuntariamente, Lula caiu no meio de uma guerra regional entre Arthur Lira e Renan Calheiros, que acabou envolvendo a disputa por um ministério no futuro governo.

O assunto está na coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles:

O presidente da Câmara Arthur Lira,  (PP-AL), passou a cobrar gestos mais concretos de Lula de que seus aliados no Centrão terão espaço garantido no futuro governo.

Segundo petistas próximos ao presidente eleito, Lira mira o comando dos ministérios da Saúde ou de Minas e Eergia  e Energia, pastas de orçamentos robustos na Esplanada.

A cobrança do presidente da Câmara se intensificou nesta semana, quando Lira e Lula tomaram café da manhã, na terça-feira (13/12), em Brasília.

As pastas da Saúde e de Minas e Energia também são alvos do MDB. O grupo do senador Renan Calheiros (MDB-AL), adversário político de Lira, tenta impedir que aliados do deputado comandem uma das pastas.

Apesar da cobiça, petistas dizem que o comando do Ministério da Saúde já está definido por Lula. A escolhida seria Nisia Trindade, atual presidente da Fiocruz.

Aliados de Lula ressaltam que, mesmo que Saúde ainda não tivesse um nome definido, ele dificilmente ceder a pasta para outros partidos, por considerá-la estratégica.

Segundo petistas, Lula sinalizou que topa dar para o grupo de Lira o comando do Ministério da Integração Nacional, que será recriado após o desmembramento do atual Ministério do Desenvolvimento Regional.

A ideia é que o presidente da Câmara indique um aliado para o cargo. Líder do União Brasil na Câmara e próximo de Lira, o deputado Elmar Nascimento (BA) tem interesse no posto.

O parlamentar baiano é o padrinho político do atual presidente da Codevasf, órgão ligado à área de integração nacional.

Lira, no entanto, pode ter novo embate com o MDB, caso tope ficar com a Integração Nacional. A pasta também é citada por aliados de Renan Calheiros como de interesse do partido.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading