Justiça manda paralisar obra no antigo Colégio Bennett

Moradores do bairro entraram com uma ação protestando contra o corte de 72 árvores. Multa é fixada em R$ 10 mil por dia

A Justiça do Rio determinou, nesta quarta-feira (21), a paralisação imediata do empreendimento imobiliário em construção no terreno do antigo Colégio Bennett, no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio. A decisão também veta o corte de vegetação e qualquer intervenção estrutural que possa comprometer o patrimônio ambiental e histórico da área.

A liminar foi concedida pelo juiz Wladimir Hungria, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, em atendimento a um pedido da Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro (FAM-Rio). Pela decisão, cabe à prefeitura do Rio embargar a obra e fiscalizar o cumprimento da ordem judicial.

O magistrado proibiu ainda qualquer intervenção em árvores no entorno do terreno, com atenção especial à Travessa dos Tamoios. Também ficam vedadas alterações no Pavilhão São Clemente, na antiga cavalariça, na guarita e no gradil histórico do antigo colégio — estruturas tombadas por decreto municipal desde 2014.

Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 10 mil. A construção do novo condomínio residencial tem sido alvo de protestos de moradores do Flamengo e de bairros vizinhos, que contestam a derrubada prevista de 71 árvores centenárias no local.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading