Júri de acusados por morte de Fernando Iggnácio começa no Rio nesta quinta

Três réus são julgados pela execução do contraventor em 2020; MP aponta disputa pelo jogo do bicho como motivação

O julgamento de três acusados pela morte do contraventor Fernando de Miranda Iggnácio tem início nesta quinta-feira (11), às 11h, no 1º Tribunal do Júri, no Rio de Janeiro. O crime, ocorrido em novembro de 2020, no Recreio dos Bandeirantes, é apontado pelo Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) como resultado da disputa pelo controle do jogo do bicho, informa O Globo.

Sentam no banco dos réus Rodrigo Silva das Neves, Pedro Emanuel D’Onofre Andrade Silva Cordeiro e Otto Samuel D’Onofre Andrade Silva Cordeiro. Segundo a denúncia, eles teriam participação direta na execução do homicídio, considerado premeditado e inserido em uma longa rivalidade entre grupos da contravenção.

Disputa pelo controle da contravenção

De acordo com o MPRJ, o assassinato teria sido encomendado pelo também bicheiro Rogério de Andrade, apontado como rival de Iggnácio. Preso em presídio federal de segurança máxima, ele nega envolvimento. A denúncia contra o suposto mandante foi apresentada posteriormente, com base em novas provas, e ainda tramita em fase inicial.

Outro investigado, o sargento reformado Márcio Araújo de Souza, apontado como intermediário entre mandante e executores, responde em processo separado. Já o réu Gilmar Eneas Lisboa teria monitorado a rotina da vítima, repassando informações estratégicas para a execução do crime.

Crime planejado e execução

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) reuniu elementos que detalham a dinâmica da execução, considerada uma emboscada. A expectativa é que o julgamento se estenda por mais de um dia.

Fernando Iggnácio foi morto a tiros de fuzil AK-47 em 10 de novembro de 2020, logo após desembarcar de helicóptero vindo de Angra dos Reis. O atirador estaria posicionado em um ponto elevado e disparou quando a vítima caminhava em direção ao carro, no estacionamento de uma empresa de táxi aéreo.

Histórico de violência familiar

Genro do bicheiro Castor de Andrade, Iggnácio herdou parte do poder na contravenção após a morte do sogro, em 1997. A sucessão desencadeou uma guerra familiar que se estende há décadas, envolvendo assassinatos e atentados.

Rogério de Andrade, sobrinho de Castor, disputou o comando com outros familiares. Ao longo dos anos, a rivalidade resultou em uma sequência de crimes, incluindo a morte de parentes e aliados, consolidando um histórico de violência ligado ao controle do jogo ilegal no estado.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading