O início da manhã da segunda-feira (no Brasil) representou grandes emoções na Copa do Mundo Feminina de futebol. Em um placar surpreendente, o Japão venceu a Espanha por 4 a 0 em excelente jogo tático e se classificou para as oitavas em primeiro lugar do grupo, enquanto as europeias ficaram com o segundo.
A Zâmbia venceu a Costa Rica por 3 a 1 em duelo para cumprir tabela, já q as duas já estavam eliminadas.
Durante os 90 minutos (mais acréscimos) do jogo entre Japão e Espanha, pela última rodada da fase de grupo, as europeias dominaram a partida, mantendo quase o triplo da posse de bola — 65% do tempo estava com as espanholas, 23% com as japonesas, e 12% em disputa. Mas foi a seleção asiática que conseguiu converter oportunidades em gols, associando quase todos os contra-ataques com alteração no placar.
Assim, o Japão encerrou a fase de grupos com uma campanha expressiva: três vitórias, 11 gols marcados e nenhum sofrido. A Espanha se classificou em segundo, enquanto a Zâmbia conseguiu sua primeira vitória em Copas ao bater a Costa Rica por 3 a 1.
Duas oitavas de fina estão definidas:
- Suíça x Espanha – Sábado, 5 de agosto – 2h – Eden Park
- Japão x Noruega – Sábado, 5 de agosto, – 5h – Wellington Regional Stadium





