Imprensa internacional destaca disputa acirrada entre Lula e Flávio Bolsonaro

El País, Associated Press, The New York Times e The Guardian apontam repercussões do resultado brasileiro para a América Latina e o cenário global

Adicione a Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) pela Presidência do Brasil ganhou destaque na imprensa internacional neste domingo (25), dia do 2º turno das eleições. Veículos estrangeiros ressaltaram o impacto que o resultado pode ter sobre o cenário político da América Latina e as relações com os Estados Unidos.

Entre as publicações que repercutiram a votação estão o espanhol El País, a agência norte-americana Associated Press (AP), o The New York Times e o britânico The Guardian. As análises destacaram a polarização da disputa e a possibilidade de mudanças no rumo político brasileiro.

El País vê disputa pelo poder político no Brasil

O jornal espanhol El País apresentou a eleição como uma escolha entre “entregar todo o poder aos Bolsonaro ou dar uma última vitória a Lula”. A análise relacionou o resultado da disputa presidencial à composição do Congresso, que ficou mais conservadora após as eleições legislativas.

Segundo o jornal, uma eventual vitória de Flávio Bolsonaro ampliaria a influência da família Bolsonaro sobre o governo federal e poderia fortalecer a direita no Legislativo. Já a reeleição de Lula representaria a continuidade da atual orientação política e econômica do país.

A publicação também destacou a mobilização de eleitores de diferentes campos políticos nas últimas semanas de campanha, em uma disputa marcada pela busca dos votos decisivos.

Associated Press destaca influência dos Estados Unidos

A agência Associated Press classificou a votação como uma disputa tensa e destacou os reflexos que o resultado pode ter nas relações entre Brasil e Estados Unidos, além do equilíbrio político na América Latina.

A reportagem mencionou uma pesquisa Datafolha divulgada durante a semana que apontava empate entre Lula e Flávio Bolsonaro, ambos com 50% das intenções de voto, segundo os dados citados pela agência.

“Brasileiros votam em uma disputa tensa entre Lula e Bolsonaro com influência dos EUA e com a América Latina em jogo. (…) O resultado determinará se os Estados Unidos ampliarão significativamente sua crescente influência na América Latina”.

A AP também comparou os possíveis cenários: uma vitória de Flávio representaria uma guinada à direita na maior economia da América Latina, enquanto um novo mandato de Lula manteria o Brasil sob um governo de centro-esquerda.

The Guardian destaca imprevisibilidade da eleição

O britânico The Guardian descreveu a disputa como “altamente imprevisível” e ressaltou a margem estreita entre os candidatos. O jornal também abordou a tentativa de Lula de conquistar um novo mandato diante do avanço de Flávio Bolsonaro no primeiro turno.

“A diferença entre eles foi a menor já registrada em um primeiro turno, inferior a 2% dos votos. O presidente, de 81 anos, passou boa parte da campanha do segundo turno concentrado em estimular o comparecimento às urnas (…) e em alimentar temores sobre o que significaria o retorno ao poder de um integrante da família Bolsonaro”.

Jornal também abordou a tentativa de Lula de conquistar um novo mandato diante do avanço de Flávio Bolsonaro | Reprodução

A reportagem mencionou a estratégia de Lula para estimular a participação dos eleitores e os argumentos usados pela campanha petista sobre os possíveis efeitos de um retorno da família Bolsonaro à Presidência.

O jornal também destacou promessas feitas por Flávio durante a campanha, entre elas a possibilidade de conceder indulto ao pai, Jair Bolsonaro, caso seja eleito, e de promover mudanças na Constituição brasileira.

As análises internacionais mostram que a eleição brasileira é acompanhada não apenas pelo impacto interno do resultado, mas também por suas possíveis consequências para as alianças políticas e a disputa ideológica na América Latina.

The New York Times aponta avanço da direita na região

O The New York Times destacou a possibilidade de Flávio Bolsonaro conquistar o que descreveu como uma das maiores vitórias recentes da direita latino-americana. O jornal situou a eleição brasileira em um contexto de crescimento de lideranças conservadoras na região.

A publicação também chamou atenção para o interesse do governo de Donald Trump no resultado. O presidente norte-americano tem afinidade ideológica com Flávio Bolsonaro, e uma eventual vitória do senador poderia aproximar ainda mais os governos dos dois países.

O jornal ressaltou, ainda, o caráter competitivo da eleição e o peso do resultado para o movimento de direita na América Latina.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo