Ibama-RJ informa que há fortes indícios de ter havido ordem para a realização de um “Dia do Fogo’ no estado

Nos últimos 15 dias, foram registrados 1.389 focos de incêndios florestais no estado, reforçando a gravidade da situação e a necessidade de ações coordenadas

Uma força-tarefa foi convocada para discutir os incêndios criminosos no estado do Rio de Janeiro, com reunião marcada para esta terça-feira (17) na sede do Ibama, localizada no Centro do Rio.

De acordo com o Ibama-RJ, há fortes indícios de que uma ordem tenha sido emitida para a realização de um “Dia do Fogo” no estado, semelhante ao que ocorreu em outros biomas, como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal.

Nos últimos 15 dias, foram registrados 1.389 focos de incêndios florestais no estado, reforçando a gravidade da situação e a necessidade de ações coordenadas para combater esses crimes ambientais.

“Não pode se dizer natural. O fogo é iniciado sempre por uma causa e nessa quantidade existem indícios de que há criminosos agindo”, destaca a superintendente substituta do Ibama-RJ, Carolina Esteves.

Diversos órgãos estaduais e federais participam da reunião, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Abin, ICMBio, Inea, Cepam, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

A proposta é organizar uma comissão para conduzir estratégias para enfrentamento do fogo com prevenção e combate em campo, mas também para investigar, identificar e punir os responsáveis pelos incêndios criminosos, sejam executores ou mandantes.

Por enquanto, são 20 pessoas investigadas na quadrilha. Nesta segunda (16), um menor de idade foi levado para a delegacia. Segundo a polícia, ele admitiu ter ocasionado o incêndio criminoso que devastou grandes áreas de vegetação no distrito de Pedro do Rio e Secretário, neste domingo (15).

Com informações do g1.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading