Haddad diz que um dos responsáveis pela fraude no sistema financeiro do governo foi identificado

Além da invasão ao Siafi ocorrida em abril deste ano, há suspeitas de emissão de ordens bancárias para desvio de recursos da União

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (22) que um dos responsáveis pela invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) foi identificado. O Siafi, sob gestão do Tesouro Nacional, é a principal ferramenta utilizada para realizar pagamentos pelo governo federal.

Além da invasão ao Siafi ocorrida em abril deste ano, há suspeitas de emissão de ordens bancárias para desvio de recursos da União.

“Houve o início das investigações e parece que um dos responsáveis já foi identificado, mas não tenho acesso ao nome ou outros detalhes, pois as investigações estão em andamento sob sigilo”, declarou o ministro aos jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda.

O Tesouro Nacional afirmou que o incidente representou uma “utilização indevida” de credenciais obtidas de forma inadequada. Segundo o órgão, as tentativas de realizar operações na plataforma foram detectadas e não resultaram em prejuízos à integridade do sistema.

Em comunicado, o governo informou que está implementando medidas para reforçar a segurança do sistema.

“O Tesouro Nacional está colaborando com as autoridades competentes nas investigações e reafirma seu compromisso com a transparência, a segurança dos sistemas governamentais e a preservação adequada das informações, até a conclusão das investigações”, diz parte do comunicado oficial.

Com informações do Metrópoles

LEIA MAIS

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading