comScore img tag

Freixo ‘sobrevive’ ao terceiro ministro do Turismo e modula perfil para ser eleito deputado em 2026

Hoje no PT, o antes combativo deputado adotou um tom moderado e vê a pasta, à qual a Embratur está ligada, transitar nas mãos do Centrão

1–2 minutos

Rodrigo Vilela

Um olhar mais atento para a posse do novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, que assumiu a cadeira de Celso Sabino, mostra que a pasta é uma espécie de “moeda de troca” na Esplanada de Lula. De tempos em tempos, o comando muda, ao sabor dos interesses políticos. Antes deles, é bom lembrar, o ministério esteve com Daniela Carneiro. Mas uma figura da estrutura do Turismo segue incólume: o ex-deputado federal Marcelo Freixo.

Hoje no PT, o antes combativo deputado adotou um tom moderado e vê a pasta, à qual a Embratur está ligada, transitar nas mãos do Centrão. Menos radical do que antes, Freixo convive com os partidos de Centro, de olho nas eleições de 2026, quando tentará voltar a ter um mandato, como candidato a deputado federal. Curiosamente, ele pode voltar a ter uma cadeira na Câmara em uma aliança representada por seu ex-rival, Eduardo Paes, que deve se lançar ao governo.

Bons números como plataforma

Na defesa da Embratur, Freixo coleciona ótimos números, é verdade: o Brasil alcançou na última sexta-feira (19) o recorde de 9 milhões de turistas internacionais em 2025. A marca histórica é 40% maior que o recorde de 6,77 milhões de visitantes internacionais registrados em 2024.

“Os hotéis, os restaurantes, os quiosques geram emprego. O turismo pode ser uma grande solução para a economia. O Brasil tem grande potencial. Todos os estados cresceram”, disse Freixo.

O presidente da Embratur atribuiu o crescimento à ampliação da malha aérea brasileira que cresceu 16%, com o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, tendo uma recuperação fundamental. Freixo também destaca que a Embratur montou um centro de inteligência de dados que estuda os mercados internacionais.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading