França confirma 1º caso de ebola em médico que atuou no Congo

Paciente está isolado e autoridades investigam contatos após diagnóstico; risco para população é considerado baixo, segundo governo francês

O Ministério da Saúde da França confirmou nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de ebola registrado no país durante o atual surto da doença. O paciente é um médico que retornou de uma missão humanitária na República Democrática do Congo.

Após a confirmação, o profissional foi imediatamente isolado e encaminhado a um hospital de referência, onde permanece em estado estável e sob protocolos rígidos de segurança biológica.

Segundo o governo francês, uma investigação epidemiológica foi iniciada para identificar possíveis contatos do paciente. Essas pessoas deverão cumprir isolamento domiciliar de 21 dias, com monitoramento das autoridades de saúde.

Risco baixo de disseminação

O ministério afirmou que o país dispõe de estruturas especializadas para o atendimento de doenças altamente transmissíveis e ressaltou que o risco de disseminação para a população em geral é considerado baixo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto em andamento na República Democrática do Congo já ultrapassa mil casos confirmados e registrou 267 mortes, sendo um dos mais intensos no início de sua evolução.

As autoridades sanitárias europeias também reforçaram protocolos de monitoramento para profissionais humanitários que retornam de áreas afetadas pelo vírus.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading