O prefeito do Rio, Eduardo Paes, oficializou nesta terça-feira (24) a criação de uma nova secretaria para coordenar a Força Municipal e promoveu uma ampla reestruturação na Guarda Municipal. A medida ocorre após um entrave com a Polícia Federal, que negou o porte de arma aos integrantes da Divisão de Elite e questionou a nomeação do delegado Brenno Carnevale para o comando da tropa.
O decreto publicado no Diário Oficial institui a Secretaria Especial de Segurança Urbana (Segur), que passa a ser responsável por formular, implementar, coordenar e monitorar a política municipal de segurança. Carnevale, que já comandou a Secretaria de Ordem Pública, retorna ao primeiro escalão como titular da nova pasta.
Mudança no comando da Força Municipal
Para contornar o impasse jurídico apontado pela Polícia Federal, Paes oficializou a substituição no comando operacional da Força Municipal. A servidora de carreira Aimée De La Torre, guarda municipal desde 2019, assume a Direção Geral da corporação. A escolha de uma “prata da casa” foi interpretada como estratégia para adequar a estrutura da divisão armada às exigências da legislação federal.
Além da nova diretora-geral, pelo menos sete guardas municipais foram nomeados para funções internas de coordenação. Outros sete servidores que ocupavam cargos de comissão na Divisão de Elite foram realocados para a Secretaria de Segurança Pública.
CompStat Municipal e nova estrutura
A reestruturação também criou a Secretaria Geral do CompStat Municipal dentro da Guarda. Inspirado no modelo adotado pela polícia de Nova York e já implementado em cidades brasileiras como São Paulo, o sistema será voltado ao monitoramento de dados de desempenho e indicadores de segurança, com foco nas ações da Força Municipal.
O decreto ainda extingue algumas unidades administrativas internas para dar lugar a novas gerências especializadas e regionais, além da criação de um núcleo específico para a ouvidoria.






Deixe um comentário