O sistema de pedágio sem cancela, também conhecido como free flow, que já é comum na Europa e nos Estados Unidos, está enfrentando seus primeiros desafios no Brasil. Bandidos têm se aproveitado da confusão dos motoristas com essa novidade para aplicar o chamado “golpe do free flow”.
Segundo Paula Gama, no UOL, os criminosos enviam boletos falsos de cobrança da passagem free flow para os motoristas, causando preocupação entre os usuários.
Com a proximidade do Carnaval, o fluxo nas estradas deve aumentar, e os golpistas podem se aproveitar desse momento para intensificar suas ações. Uma das rodovias que adotou o sistema de pedágio sem cancelas é a BR 101, no trecho Rio-Santos.
Segundo o UOL, há apenas dois tipos de cobrança:
Com tag: Nesse caso, o cliente tem a tarifa debitada diretamente na fatura da operadora contratada.
Sem tag: O cliente deve realizar o pagamento da tarifa no site da concessionária, no aplicativo, via WhatsApp ou nos totens localizados em cinco bases ao longo da rodovia Rio-Santos.





