Fábio pega dois pênaltis e leva Fluminense às quartas da Libertadores

Aos 45 anos, goleiro vira herói após empate por 1 a 1 com o Independiente Rivadavia na Argentina; Tricolor jogou boa parte do segundo tempo com um a menos

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

O Fluminense precisou recorrer mais uma vez ao espírito de seu “Time de Guerreiros” para seguir vivo na Libertadores. Depois de jogar boa parte do segundo tempo com um jogador a menos e sofrer o empate nos acréscimos, o Tricolor contou com Fábio para eliminar o Independiente Rivadavia, na Argentina, e garantir uma vaga nas quartas de final da competição.

Após o empate por 1 a 1 no tempo normal, o goleiro de 45 anos defendeu duas cobranças na disputa de pênaltis e confirmou a classificação tricolor. Na próxima fase, o Fluminense enfrentará Platense, da Argentina, ou Coquimbo Unido, do Chile, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h.

O técnico interino Marcão comemorou a classificação e falou sobre sua permanência no comando da equipe.

— Realmente estou muito feliz. Vou ser sincero, no último pênalti, nem vi. Só pedi ajuda ao “Papai”. Estou muito tranquilo. Sou funcionário do clube. Foi um desafio. Até quando? Até quando o clube precisar. Se precisar por mais um jogo, fico, se precisar de outro jogo, também fico — afirmou.

Expulsão muda cenário da partida

O Fluminense começou com maior posse de bola, enquanto o Independiente Rivadavia apostava nos contra-ataques. Apesar do domínio territorial, o Tricolor encontrou dificuldades para transformar a circulação da bola em oportunidades claras.

Thiago Silva teve uma das melhores chances do primeiro tempo após cobrança de escanteio, mas não conseguiu finalizar com precisão. Ganso também teve dificuldades para participar da construção ofensiva, enquanto Soteldo precisava recuar para ajudar na saída de bola.

O cenário ficou mais complicado aos 11 minutos do segundo tempo. Canobbio, que já havia recebido cartão amarelo, cometeu falta perto da entrada da área e acabou expulso.

Marcão reagiu retirando Ganso e Hulk para colocar Lucho Acosta e Serna. A mudança funcionou. Hércules acertou um lançamento para Serna, que recebeu em velocidade e tocou na saída do goleiro Bolcato para abrir o placar.

Fábio decide nos pênaltis

Com dez jogadores, o Fluminense recuou e passou a administrar a vantagem enquanto os argentinos aumentavam a pressão. A resistência durou até os acréscimos.

Após revisão do VAR, a arbitragem marcou toque de mão de Ignácio dentro da área. Álex Arce cobrou o pênalti e empatou a partida, levando a decisão da vaga para as penalidades.

Foi então que Fábio assumiu o protagonismo. O veterano defendeu duas cobranças e garantiu uma classificação dramática do Fluminense às quartas de final.

A atuação ampliou a identificação do goleiro com a torcida tricolor e manteve o clube na disputa pelo título continental. Agora, o Fluminense aguarda a definição entre Platense e Coquimbo Unido para conhecer o próximo adversário.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo