O Inep divulgou nesta quarta-feira (19) os gabaritos e os cadernos de prova do segundo dia do Enem 2025, antecipando em 24 horas a previsão inicial após relatos de possível vazamento de questões. O material já está disponível no portal do instituto e pode ser acessado por cor e por tipo de caderno.
A decisão ocorreu depois de o Ministério da Educação (MEC) confirmar que três perguntas semelhantes às do exame teriam sido citadas por um participante de pré-teste em uma transmissão ao vivo dias antes da aplicação.
Segundo o MEC, a medida foi adotada para garantir isonomia aos mais de 4 milhões de candidatos que fizeram o exame. O ministro Camilo Santana explicou que a Polícia Federal investigará o caso, incluindo a origem da live e a quebra de confidencialidade durante o processo preparatório do Enem.
Divulgação antecipada
A publicação dos gabaritos estava prevista apenas para quinta-feira (20), mas foi adiantada após o Inep identificar relatos nas redes sociais sobre a divulgação antecipada de trechos similares aos que caíram no Enem 2025. Com isso, três questões foram anuladas por decisão técnica da autarquia vinculada ao MEC.
Em entrevista à TV Educativa do Ceará, o ministro Camilo Santana afirmou que “alguns milhares de pessoas” assistiram à live de quem teria participado do pré-teste. Para preservar a lisura da avaliação, o MEC optou pela anulação dos itens e reforçou que o restante da prova permanece válido.
Live na internet
O ministro explicou que a suspeita surgiu após a descoberta de uma transmissão ao vivo feita dias antes do exame. Nela, um participante do pré-teste teria citado questões semelhantes às aplicadas no segundo dia do Enem. A Polícia Federal já foi acionada para investigar a autoria da live e a possível violação de sigilo.
Santana ressaltou que os demais 87 itens do segundo dia continuam válidos, assim como a redação e todos os conteúdos aplicados nas duas etapas do exame. “Para que ninguém fosse prejudicado, anulamos apenas os três itens identificados”, afirmou.
Gabaritos e acessibilidade
Os participantes resolveram, no dia 16 de novembro, 90 questões de múltipla escolha: 45 de ciências da natureza e 45 de matemática. Todos os cadernos estão disponíveis no site do Inep, inclusive versões adaptadas para leitores de tela destinados a pessoas com deficiência visual.
O material é compatível com o software NVDA, que transforma o conteúdo textual em fala, e também pode ser lido pelo programa Dosvox, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.
Como funciona a nota do Enem
O Inep explicou que o número de acertos não determina a nota final do candidato. O exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia coerência e consistência das respostas, levando em conta o grau de dificuldade de cada questão.
Aplicação das provas
As provas do Enem 2025 foram realizadas em 165 mil salas distribuídas em 1.805 municípios brasileiros. Segundo o MEC, cerca de 70% dos 4,81 milhões de inscritos compareceram nos dois dias de exame.
Reaplicação do Enem
Candidatos que não puderam comparecer por doenças infectocontagiosas, problemas logísticos ou situações excepcionais podem solicitar a reaplicação das provas, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. Em Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde um tornado impediu a aplicação, todos os inscritos também têm direito ao pedido.
O prazo para solicitar a reaplicação segue aberto até as 12h desta sexta-feira (21), exclusivamente na Página do Participante do Inep.






Deixe um comentário