O empresário Luiz Carlos Bassetto, que hostilizou o ministro Cristiano Zanin no banheiro do aeroporto de Brasília, em janeiro do ano passado, gravou um vídeo se retratando pelas ofensas e ameaças que fez ao ministro do STF, quando ele ainda atuava como advogado.
“Declaro publicamente que o advogado e atual ministro Cristiano Zanin não faz jus as palavras ditas por mim naquele dia. Ele não é o pior advogado que possa exigir, pelo contrário, um excelente advogado e hoje exerce o cargo de ministro em razão da sua competência”, diz Bassetto. E continua:
“Esta retratação é de forma cabal, plena, inequívoca e consciente. Declaro publicamente que o advogado e atual ministro Cristiano Zanin não faz jus as palavras ditas por mim naquele dia. Ele não é o pior advogado que possa exigir, pelo contrário, um excelente advogado e hoje exerce o cargo de ministro em razão da sua competência.”
No vídeo, o empresário ainda pede desculpas a toda a advocacia.
“Endereço minhas desculpas também a toda advocacia, pois o ato que pratiquei se dirigiu a um advogado que na oportunidade apenas exercia regularmente sua profissão, de modo que minha retratação também os alcance.”
Relembre
O ataque grosseiro ao atual ministro do STF ocorreu no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, em 11 de janeiro de 2023, quando Zanin ainda era advogado e atuava em favor do presidente Lula.
Enquanto Zanin fazia sua assepsia bucal no banheiro do aeroporto, o homem afirmou: “vontade de meter a mão na orelha de um cara desse. Tinha que tomar um pau”.
O agressor ainda usou termos como “corrupto”, “bandido”, “safado” e “vagabundo”. O então advogado, já calejado com as grosserias de um certo magistrado de Curitiba, ficou sereno e não respondeu às provocações, retirando-se do local.
Após o ato, a OAB aprovou desagravo ao advogado, e participa da queixa-crime contra o empresário, a partir de documento assinado por diversos representantes da Ordem.
O gesto estulto foi gravado pelo homem, e por ele próprio divulgado, servindo de prova contra si mesmo, mostrando assim que o caminho da “lacração” é o mesmo da retratação.
Com informações do Migalhas.





