Em meio à devastação causada pelas chuvas, governador diz que Rio Grande do Sul precisara de ‘Plano Marshall’ para reerguer estado

Segundo as autoridades já são 66 mortes decorrentes dos temporais

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou neste sábado (4) à noite que será necessária uma união política diante do cenário caótica e devastador provocado pelas fortes chuvas dos últimos dias no estado. E afirmou que será preciso executar um “Plano Marshall”, referência ao projeto de reconstrução da Europa arruinada após a Segunda Guerra Mundial.

Ao lado dos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Waldez Góes (Desenvolvimento), Leite (PSDB), destacou a importância de deixar as diferenças ideológicas de lado para enfrentar o momento de crise.

“Todos nós lideranças políticas devemos nos colocar à altura do fato, independente do partido, colocar de lado qualquer diferença. E é isso que eu sinto na disposição de todas as partes”, afirmou o governador. “O Rio Grande do Sul vai precisar de um Plano Marshall de reconstrução. A gente vai precisar de um plano de excepcionalidade em projetos, em recursos. O povo que foi vítima da tragédia não pode ser vítima de desassistência”.

Segundo as autoridades já são 66 mortes decorrentes dos temporais. Os esforços de resgate se concentram em Porto Alegre e na região metropolitana, que sofrem com a maior cheia do Guaíba já registrada, acima de 5 metros. Na manhã deste domingo (5), o nível havia chegado a 5,3 metros.

Leite expressou esperança com a chegada prevista do presidente Lula ao estado neste domingo (5), acompanhado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enfatizando mais uma vez a importância de deixar as diferenças políticas de lado em prol da população.

Por sua vez, os representantes do governo federal, Paulo Pimenta e Waldez Goés, garantiram que todos os recursos possíveis foram destinados às áreas afetadas e que os esforços de resgate estão em pleno andamento.

“No momento, temos 32 aeronaves e mais de 1600 homens trabalhando no resgate. O limite daquilo que vamos disponibilizar é a necessidade”, assegurou Pimenta.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que as chuvas devem persistir durante o final de semana, podendo se agravar, com volumes de até 100 mm por dia.

O nível de água do Rio Guaíba também é motivo de preocupação, com ordens de evacuação emitidas para o Centro Histórico de Porto Alegre devido ao risco de rupturas nos diques de proteção.

Com informações de O Globo e GloboNews

LEIA MAIS

Mais recentes

Blog no WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading