O ex-prefeito de Resende Diogo Balieiro (PL) consolidou sua liderança política na região das Agulhas Negras ao ser eleito deputado federal com uma expressiva votação. Com 102.026 votos, ele também marcou sua trajetória política no Sul Fluminense: será o único candidato com base nas duas regiões eleito para a Câmara dos Deputados nas eleições deste domingo (4).
O desempenho nas urnas confirma a força eleitoral construída por Balieiro desde os dois mandatos à frente da Prefeitura de Resende. A cidade foi, de longe, seu principal reduto eleitoral. Ele recebeu 41.975 votos no município, o equivalente a 41,14% de toda a sua votação no estado.
A segunda maior votação veio de Barra Mansa, com 11.703 votos, seguida por Itatiaia, onde recebeu 10.855. Em Volta Redonda, Balieiro somou 7.678 votos. Já na capital, Rio de Janeiro, foram 5.890 votos.
O resultado mostra que a votação de Balieiro não ficou restrita a Resende. O ex-prefeito conseguiu ampliar sua presença para outros municípios do Sul Fluminense.
Entre os candidatos do PL, Balieiro terminou na 8ª colocação no estado. Considerando todos os partidos, alcançou a 21ª maior votação para deputado federal no Rio de Janeiro.
Força política construída em Resende
Médico oftalmologista, Balieiro construiu sua carreira política em Resende. Foi eleito prefeito em 2016 e reeleito em 2020, permanecendo no cargo entre 2017 e 2024.
Ao deixar a prefeitura, conseguiu eleger seu sucessor, Tande Vieira (PP), em 2024. A vitória consolidou o grupo político formado durante seus dois mandatos e manteve sua influência sobre a administração municipal.
A sucessão foi resultado de uma mudança importante durante a campanha de 2024. Em junho daquele ano, o grupo de Balieiro decidiu substituir o então candidato Jayme Neto, ex-secretário municipal de Saúde, por Tande Vieira, que era deputado estadual. A alteração ocorreu após avaliações internas e pesquisas qualitativas.
Na vizinha Itatiaia, Balieiro também teve participação importante na construção do grupo político que levou Kaio Márcio (PL) à Prefeitura. O candidato disputou a eleição com o nome de urna Kaio do Diogo Balieiro, reforçando publicamente a associação política entre os dois.
A votação de 10.855 votos obtida por Balieiro em Itatiaia agora aparece como mais um indicador da força construída pelo grupo na região. Ele foi o federal mais votado na cidade, obtendo 54,90% dos votos válidos no município. A diferença para os demais candidatos foi estrondosa. O segundo colocado, Lindbergh Farias (PT) obteve 3,21% dos votos válidos.
Votação amplia espaço no Sul Fluminense
A soma dos votos obtidos em Barra Mansa e Volta Redonda chega a 19.381, mostrando que a candidatura conseguiu ultrapassar os limites de Resende e das Agulhas Negras.
Durante a campanha para deputado federal, Balieiro intensificou as agendas em municípios do Sul Fluminense e de outras regiões do estado. O então candidato participou de encontros com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e moradores, buscando ampliar sua rede de apoio.
Em 2025, Balieiro chegou a ser apontado por políticos da região como uma possível opção para compor como vice uma eventual chapa de Eduardo Paes (PSD) na disputa pelo governo do estado. As articulações, porém, não avançaram.
Na eleição de 2026, Balieiro permaneceu no campo político do PL e apoiou Douglas Ruas na disputa pelo governo do Rio.
Após a confirmação do resultado, Balieiro agradeceu aos eleitores, à família, à equipe e aos apoiadores. “Só agradecer! Obrigado a cada um dos mais de 102 mil eleitores pela confiança”, escreveu nas redes sociais.







Deixe um comentário