DF confirma dois bebês contaminados por fórmula infantil da Nestlé

Segundo a secretaria de Saúde, os produtos foram consumidos antes do recolhimento oficial

A secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta terça-feira (13), a contaminação de dois bebês após a ingestão de fórmula infantil pertencente a lotes identificados como contaminados pela empresa Nestlé. As crianças, com cerca de um ano de idade, apresentaram sintomas como vômitos persistentes e diarreia.

Segundo a pasta, os produtos foram consumidos antes do recolhimento oficial. Após a identificação dos lotes ingeridos, as famílias interromperam o uso das fórmulas, e os pacientes apresentaram melhora no quadro clínico.

Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de lotes específicos das fórmulas infantis. A decisão ocorreu após um recolhimento voluntário feito pela fabricante, motivado pelo risco de contaminação pela toxina cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus.

De acordo com a secretaria, todas as drogarias, estabelecimentos de saúde e pontos de venda do Distrito Federal foram oficialmente notificados pela Vigilância Sanitária. Caso seja identificada a comercialização de produtos incluídos no recolhimento, os responsáveis estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação sanitária.

A diretora da Vigilância Sanitária do DF, Márcia Olivé, reforçou o alerta às famílias. “Os pais devem verificar se possuem em casa produtos dos lotes contaminados. A lista está disponível no site da empresa, que também oferece suporte ao consumidor, incluindo a substituição do produto”, afirmou.

A secretaria de Saúde informou ainda que a Gerência de Nutrição verificou que as fórmulas infantis distribuídas pela rede pública do DF para uso domiciliar não fazem parte dos lotes interditados.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading