De acordo com pesquisa de Instituto, São Gonçalo é a 5ª pior cidade do Brasil no ranking de saneamento; Niterói é a 4ª melhor

O Instituto Trata Brasil divulgou ontem (20) um levantamento que analisou os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram cerca de 40% da população brasileira. O município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é a quinta pior cidade do país no ranking. O resultado da pesquisa foi…

O Instituto Trata Brasil divulgou ontem (20) um levantamento que analisou os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram cerca de 40% da população brasileira. O município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é a quinta pior cidade do país no ranking.

O resultado da pesquisa foi produzido com base nos serviços oferecidos e em indicadores de eficiência. O documento considera os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Alguns dados verificados são o acesso à água potável e à coleta de esgoto, o tratamento do esgoto e as perdas na distribuição. Entre os 20 piores municípios do ranking, quatro são do Rio de Janeiro. Além de São Gonçalo (posição 96), estão: Duque de Caxias (90), São João de Meriti (89) e Belfort Roxo (85).

Na comparação com o ranking divulgado em 2022, a cidade de São Gonçalo caiu duas posições. São João de Meriti também perdeu duas posições no ranking e Belford Roxo caiu três posições. Já Duque de Caxias se manteve na mesma colocação. São Gonçalo, a pior cidade do Rio de Janeiro no ranking, conta com mais de 1 milhão de habitantes e apenas 15,49% de esgoto tratado.

A cidade de Niterói, vizinha de São Gonçalo, por sua vez, é a quarta melhor do país, de acordo com o mesmo estudo. Com uma população de 516 mil habitantes, o município conta com 100% de tratamento e abastecimento de água, cobertura de 95,55% no atendimento e 100% no tratamento de esgoto.

Quando o assunto é a distribuição de água no município, segundo o levantamento, apenas 24% da água produzida é perdida na cidade. Como comparação, o município de São Gonçalo tem perda de 39,54% da água produzida.

Niterói também foi a segunda cidade do país que teve o maior crescimento no ranking, passando da 23ª posição em 2022 para 4ª colocação no ranking divulgado esse ano.

Com informações do G1.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading