O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor deu início às comemorações dos 93 anos do monumento, com uma série de eventos durante todo o mês de outubro. As festividades incluem caminhadas, maratonas, missas e eventos solidários, que irão atrair fiéis e turistas ao Corcovado.
Nesta terça-feira, o Santuário iniciou o Outubro Rosa 2024, com uma cerimônia que contou com a presença de personalidades. O foco deste ano é a saúde mental das mulheres diagnosticadas com câncer de mama e seus familiares, uma causa de extrema importância e relevância social.
A programação continua com o lançamento do Marketplace do Santuário, marcado para esta quinta-feira, quando serão apresentados produtos oficiais licenciados. Na sexta, será realizado a Missa do Cabido de São Pedro, presidida pelo arcebispo Cardeal Orani João Tempesta,às 7h30.
Dia Nacional do Rosário
As festividades incluem o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, que será celebrado no dia 7 de outubro, e a vigília pelo Dia do Nascituro à noite. Além disso, no dia 8, uma festa solidária promoverá a entrega de brinquedos e livros infantis, na Praça da Harmonia, como parte da campanha “Clássico é Brincar”.
“A celebração desses 93 anos do sagrado monumento ao Cristo Redentor trabalhará a perspectiva universal da Redenção, um Cristo para todos e por todos”, afirma Padre Omar, reitor do Santuário.
Missa em Ação de Graças
O auge das comemorações acontece no dia 12 de outubro, com a Santa Missa em Ação de Graças e a distribuição de um bolo comemorativo aos visitantes. O humorista Sergio Mallandro será homenageado durante a festa, que contará com missas que serão realizadas a cada hora.
Outro destaque será a formatura de turmas do projeto social “Padaria Artesanal”, que visa a capacitação de empreendedores em situação de vulnerabilidade social, programada para o dia 14 de outubro.
A programação está acompanhada de uma campanha de doação de livros infantis e brinquedos, com pontos de coleta espalhados pela cidade. A ação busca beneficiar crianças em situação de vulnerabilidade social, reforçando o compromisso do Santuário com a comunidade. Toda a agenda das comemorações pode ser conferida nas redes sociais @cristoredentoroficial e no site oficial do Santuário.
Veja a lista dos pontos de coleta
- Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
- Trem do Corcovado (Rua Cosme Velho, 513, Cosme Velho)
- Loja O Sol Artesanato (Rua Corcovado, 213, Jardim Botânico)
- Paróquia São José da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 2735, Lagoa)
- Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Rua Dom Manuel, 25, Centro)
- Quiosque do Guido (Praia do Guido – Entre os postos 11 e 12 do Recreio dos Bandeirantes)
- Marina da Glória, durante a realização do Rio Jazz Fest e do Festival Clássicos do Brasil – Ingressos meia-entrada
Confira a programação completa
- 3 de outubro:
8h: Cerimônia de Lançamento do Marketplace, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
● 4 de outubro:
7h30: Missa do Cabido de São Pedro, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
8h: Cúpula de Líderes do G20, com a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
● 7 de outubro
17h30: Celebração pelo Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
21h: Vigília pelo Dia do Nascituro, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
● 8 de outubro:
14h: Festa solidária com entrega de brinquedos e livros infantis da campanha social “Clássico é Brincar”, na Praça da Harmonia, no Centro da Cidade
17h30: Lançamento do “Cristofoli Espumante Cristo Redentor”, no hotel Fairmont Rio
● 9 de outubro:
10h: Missa em Ação de Graças pelos 140 Anos do Trem do Corcovado, no Estação Cosme Velho do Trem do Corcovado
15h: Tríduo do Redentor, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
● 10 de outubro:
15h: Tríduo do Redentor, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
● 11 de outubro:
6h: Missa em Ação de Graças pelos 20 anos de ordenação sacerdotal de Padre Omar, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
15h: Tríduo do Redentor, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
21h30: Vigília de Oração do Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelos 93 Anos do Cristo Redentor, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
● 12 de outubro (Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor):
8h30: Santa Missa em Ação de Graças pelos 93 anos do Cristo Redentor, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta
9h30: Parabéns Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), com a distribuição de bolo comemorativo
10h: Visita do apresentador e humorista carioca Sergio Mallandro
Missas de hora em hora
● 13 de outubro:
9h: Festa solidária com distribuição de brinquedos e livros infantis da campanha social “Clássico é Brincar”, no Morro da Providência, na zona central do Rio
● 14 de outubro:
10h: Formatura de três turmas do projeto social “Padaria Artesanal”, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor
Com informações de O Globo





