Criminoso reincidente é condenado a 64 anos por onda de assaltos em Copacabana

Igor Dórea Miranda, com mais de 25 passagens pela polícia, foi preso em flagrante após roubar farmácia na Zona Sul

O pedreiro Igor Dórea Miranda, de 45 anos, foi condenado a mais de 64 anos de prisão por uma série de assaltos a estabelecimentos comerciais em Copacabana. A sentença foi confirmada após sua prisão em flagrante, no último sábado (26), quando ele acabava de assaltar uma farmácia na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Segundo a Polícia Civil, Igor foi capturado com uma faca de grande porte e R$ 852,50 em espécie, dinheiro roubado do caixa do estabelecimento momentos antes. A ação foi possível graças à denúncia de um lojista e ao rápido cerco montado pela Polícia Militar, que já monitorava o criminoso com base em sua ficha extensa.

— No sábado, fomos informados por um lojista sobre a presença dele na região. Imediatamente acionamos a Polícia Militar, que realizou um cerco tático. Ele foi abordado com uma faca e o dinheiro roubado. Em diligência, confirmamos que ele havia acabado de cometer um roubo — afirmou o delegado Angelo Lages, da 12ª DP (Copacabana).

Histórico de crimes e modus operandi

Igor acumulava pelo menos dez assaltos a comércios, cinco deles registrados apenas no mês de junho, em bairros como Copacabana e Ipanema. Em imagens de câmeras de segurança, é possível ver o padrão das abordagens: ele chegava ao caixa simulando estar armado, entregava uma sacola e exigia que o atendente colocasse todo o dinheiro dentro.

O criminoso, morador de Santa Teresa, já tinha mais de 25 registros criminais na Polícia Civil, incluindo ameaça, receptação, porte ilegal de arma de fogo, desacato e favorecimento real. Há indícios de que ele atuava com comparsas.

Mesmo com múltiplas passagens por unidades policiais e pelo Complexo de Gericinó, onde chegou a cumprir pena por cerca de 11 meses, Igor retornava rapidamente às ruas, reincidindo nos crimes. O mandado de prisão atual foi expedido pela Vara de Execuções Penais do Rio.

Roubos a comércios crescem em Copacabana

Embora Copacabana tenha registrado uma queda de 43,2% nos roubos a pedestres em 2024, em relação ao ano anterior — segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP-RJ) —, os roubos a estabelecimentos comerciais seguiram caminho inverso. O número mais que dobrou entre janeiro e junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023.

Entre as vias mais visadas por Igor estão as ruas Rodolfo Dantas, Djalma Ulrich, Barata Ribeiro, Ministro Viveiros de Castro, Figueiredo de Magalhães e a própria Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading