O governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, afirmou nesta sexta-feira (29) que está sendo preparada uma “grande ação”, não só no Complexo da Maré, com o uso intensivo de tecnologia para “melhorar de vez” a segurança pública. A declaração foi dada após a reunião com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappeli, no Palácio Guanabara. Ainda não há data para o começo a iniciativa.
— Por uma má interpretação da ADPF, o RJ virou o refúgio de criminosos de outros estados — pontuou Castro.
A ADPF citada por Castro é a Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), mais conhecida como ADPF das Favelas, em resposta à qual o Supremo Tribunal Federal (STF) restringiu as operações policiais em comunidades durante a pandemia de Covid.
Castro anunciou também um comitê permanente de inteligência, para que as polícias possam decidir sobre os melhores caminhos a serem tomados. Participarão desse grupo as polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Federal e a Força Nacional, que formam a Força Integrada de Combate ao Crime (Fico).
Segundo o governador, o planejamento para o Complexo da Maré não envolve ocupação, mas sim incursões e asfixia às atividades criminosas por meio de tecnologia e inteligência. O governador confirmou o pedido da Força Nacional para apoiar a segurança pública no Rio.
Sobre a ação na Maré, Cappelli seguiu o mesmo tom:
— A gente vai afinar os ponteiros ao longo dos próximos dias e o mais importante é atuar com inteligência, de forma cirúrgica, de forma menos letal possível, sem espetáculo. Para poder ser perene e dar resultado efetivo. Isso envolve também o MP (Ministério Público) e o Judiciário. O enfrentamento é da sociedade brasileira.
Em relação ao treinamento de traficantes no Complexo da Maré, o governador disse que as imagens são um “avanço” para a sociedade entender o tamanho do desafio da segurança pública:
— A dificuldade e a complexidade do que é fazer segurança pública. Essas imagens, até para nós, gestores, têm um tom de libertação. Tem parte da sociedade que bota traficante como bonzinho, vítima da sociedade. E as imagens mostram o contrário: não têm pena de criança, de usar equipamento público para fins de treinamento quase militar.
Cappelli afirmou que o apoio ao Rio será “harmônico e integrado” e disse ainda que “o poder público precisa estar mais unido”. Segundo ele, na próxima segunda-feira, o ministro da Justiça, Flávio Dino, lançará um plano de combate à criminalidade a nível nacional. Ele classificou como “inaceitáveis” as imagens do treinamento na Maré.
— Treinamento de guerrilha urbana à luz do dia, isso não é aceitável em nenhum lugar do mundo. Vamos atuar com inteligência, respeitando a APDF, sem nenhuma ação pirotécnica ou espetacular. Inteligência, mínima letalidade possível — afirmou.
Ele disse ainda que a Força Nacional passa por um treinamento padrão em Brasília, mas que incursões serão a cargo das forças estaduais.
A reunião entre representantes dos governos estadual e federal aconteceu na mesma semana que investigação da Polícia Civil foi divulgada, revelando o treinamento do tráfico no Complexo da Maré, e um dia após dois episódios de violência ocorrerem em diferentes municípios. Na capital, uma bomba foi lançada num ônibus na Avenida Brasil, altura de Costa Barros, na Zona Norte, ferindo três pessoas. Em Duque de Caxias, houve uma série de ataques, quando ônibus foram queimados.
Ao longo da semana, o governo federal anunciou que oferecerá o envio de homens da Força Nacional de Segurança para combater o tráfico no conjunto de favelas. Também é possível o acionamento da Marinha do Brasil, já que a localidade está às margens da Baía de Guanabara, conforme divulgou o blog do jornalista Bernardo Mello Franco.
Outra medida do pacote de segurança é que a Polícia Rodoviária Federal passe a fazer patrulhamento ostensivo, numa tentativa de coibir arrastões e roubos de cargas, conforme também noticiou o colunista Bernardo Mello Franco. A medida é uma determinação do ministro Flávio Dino, após um ônibus da linha 771 (Campo Grande—Coelho Neto) ter sido alvejado com um explosivo, deixando três pessoas feridas.
Com informações de O Globo e g1





