Biden sanciona lei aprovada pelo Congresso que pode banir TikTok dos Estados Unidos

A ByteDance tem 270 dias para encontrar um comprador, sob pena de o TikTok ser proibido no país

Nesta quarta-feira (24), o presidente Joe Biden, sancionou um projeto de lei que exige que o TikTok, controlado pela empresa chinesa ByteDance, seja adquirido por um novo proprietário nos Estados Unidos.

Com a sanção, a ByteDance tem um prazo de 270 dias para encontrar um comprador para as operações do TikTok no país, com a possibilidade de prorrogação por mais 90 dias. Caso não haja uma aquisição, a rede social será obrigada a sair do mercado americano.

Após a assinatura de Biden, o presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, afirmou que “os fatos e a Constituição estão do nosso lado” e expressou esperança de reverter a decisão.

Os Estados Unidos alegam que o TikTok coleta dados confidenciais de americanos, representando um risco à segurança nacional. Existe o receio de que a China utilize as informações de mais de 170 milhões de usuários americanos para atividades de espionagem, uma acusação negada pelo TikTok.

No sábado (20), a Câmara dos Estados Unidos aprovou a nova versão da lei por 360 votos a 58. O Senado deu seu aval ao projeto na noite de terça-feira (23), aguardando apenas a sanção de Biden para entrar em vigor.

Caso a ByteDance não cumpra a determinação e não encontre um comprador, as gigantes de tecnologia Apple e Google serão obrigadas a remover o TikTok de suas lojas de aplicativos, App Store e Play Store, respectivamente.

Após a sanção de Biden, Shou Zi Chew reiterou a posição da empresa em um vídeo postado, assegurando: “Não vamos a lugar algum. Os fatos e a Constituição estão do nosso lado, e esperamos prevalecer novamente”.

O TikTok tem sido alvo das autoridades americanas desde o governo Trump. Em 2020, o ex-presidente tentou proibir novos downloads do aplicativo e planejava banir suas operações, porém enfrentou derrotas judiciais sobre a medida.

Além do TikTok, o bloqueio também abrangeu o WeChat, um aplicativo chinês similar ao WhatsApp. A ByteDance refutou as acusações de Trump, afirmando que os dados dos usuários americanos são armazenados fora da China, nos Estados Unidos e em Singapura.

Com informações do g1

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading