Banco Master: PF prepara primeiro indiciamento de Daniel Vorcaro na Operação Compliance Zero

Relatório final da primeira fase da investigação deve ser apresentado nos próximos meses e inclui conclusões sobre Daniel Vorcaro, Paulo Henrique Costa e Nelson Tanure no caso envolvendo Banco Master e BRB

A Polícia Federal concluiu as investigações da primeira fase da Operação Compliance Zero, responsável por dar origem ao caso envolvendo o Banco Master. Segundo informações apuradas pelo Metrópoles, o relatório final do chamado “inquérito-mãe” deverá ser apresentado nos próximos meses, marcando uma nova etapa da apuração conduzida pela corporação.

De acordo com a investigação, a PF pretende indiciar Daniel Vorcaro, ligado ao Banco Master, Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), e o empresário Nelson Tanure. Caso a medida seja confirmada, será o primeiro indiciamento formal dos investigados no âmbito da Operação Compliance Zero.

O que investiga o inquérito

O inquérito policial tem como foco principal operações envolvendo o Banco Master e o BRB. A investigação foi aberta após denúncia apresentada pelo investidor Vladimir Timerman, apontado como o primeiro a comunicar às autoridades suspeitas de operações consideradas fraudulentas relacionadas à instituição financeira.

Desde então, a Polícia Federal realizou uma série de diligências para reunir documentos, analisar movimentações financeiras e ouvir testemunhas. O resultado desse trabalho compõe o relatório final da primeira fase da investigação, cuja entrega é aguardada para os próximos meses.

O documento representa a conclusão das investigações policiais dessa etapa, mas ainda caberá ao Ministério Público analisar o material e decidir sobre eventuais medidas judiciais.

Situação dos investigados

Daniel Vorcaro está preso preventivamente desde 4 de março de 2026. Segundo a investigação, a prisão foi solicitada pela Polícia Federal sob suspeita de ameaça a testemunhas e autorizada pelo ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda conforme as informações divulgadas, Vorcaro teve duas tentativas de firmar acordo de colaboração premiada rejeitadas durante o andamento das investigações.

Outro nome que deverá constar no relatório é o de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB. Ele está preso desde 16 de abril de 2026.

Segundo a Polícia Federal, há suspeitas de que Paulo Henrique receberia R$ 146,5 milhões em propina por meio de imóveis. A investigação aponta que a suposta vantagem teria como objetivo favorecer a tentativa de compra do Banco Master pelo BRB. As suspeitas fazem parte do conjunto de elementos analisados pela PF e ainda dependem da tramitação judicial do caso.

Papel atribuído a Nelson Tanure

O empresário Nelson Tanure também deverá ser indiciado, segundo a apuração. A Polícia Federal sustenta que ele teria atuado como sócio oculto do Banco Master, exercendo influência sobre a instituição por meio de fundos de investimento e estruturas societárias.

Diferentemente dos demais investigados, Tanure não está preso. Durante a primeira fase da Operação Compliance Zero, ele foi alvo de mandado de busca e apreensão autorizado pela Justiça.

A expectativa agora é pela formalização do relatório final da Polícia Federal, que consolidará as conclusões da primeira etapa da investigação. Após essa fase, o material será encaminhado às autoridades responsáveis pela análise das próximas providências no âmbito judicial.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo