Assembleia aprova Medalha Tiradentes para Rickson Gracie

Projeto da deputada Sarah Poncio é aprovado em discussão única e homenageia ex-lutador e ícone do jiu-jitsu

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quarta-feira (28/05), o Projeto de Resolução 1.276/25, de autoria do deputada Sarah Poncio (Solidariedade), que concede a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria do Parlamento Fluminense, ao ex-lutador de vale-tudo Rickson Gracie, uma das maiores referências do jiu-jitsu brasileiro.

O texto destaca que Rickson é grão-mestre faixa vermelha, detentor do 9º grau em Jiu Jitsu, e filho de Hélio Gracie, criador do jiu-jitsu brasileiro. Além de sua trajetória no vale-tudo — modalidade que deu origem ao MMA —, Rickson também competiu em outros estilos, como o sambô, luta russa de combate corpo a corpo.

Segundo a deputada, “o cartel do MMA oficial registra que Rickson disputou 11 lutas e venceu todas. O Jiu Jitsu brasileiro se caracteriza por um estilo que permite a vitória mesmo quando o lutador é menor e mais leve que o adversário. Rickson é o mais vitorioso da família Gracie e uma verdadeira lenda.”

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading