Douglas Ruas é eleito governador do Rio de Janeiro após retotalização dos votos com 50,88%

TRE-RJ confirma vitória do candidato do PL no primeiro turno após decisão do TSE que anulou mais de 274 mil votos de Anthony Garotinho; Eduardo Paes ficou em segundo lugar

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

Douglas Ruas (PL) é o novo governador eleito do Rio de Janeiro. A vitória no primeiro turno foi confirmada neste sábado (10), após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizar a retotalização dos votos da eleição estadual. O procedimento ocorreu por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou os 274.411 votos recebidos pelo ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos).

A mudança na contagem dos votos válidos fez Ruas ultrapassar a marca de 50%, necessária para garantir a eleição sem a realização de um segundo turno. O candidato do PL havia terminado a votação de domingo (4) com 49,27% dos votos, enquanto Eduardo Paes (PSD) registrou 42,76%.

Com a nova totalização, Ruas passou a superar a maioria absoluta dos votos válidos, encerrando a disputa pelo Palácio Guanabara ainda no primeiro turno.

A decisão representa o desfecho de uma disputa judicial que se estendeu por vários dias após a votação e colocou em discussão a validade dos votos recebidos por Garotinho.

Decisão do TSE mudou resultado da eleição

A definição ocorreu na quinta-feira (8), quando o plenário do TSE decidiu, por cinco votos a dois, anular definitivamente os votos atribuídos a Anthony Garotinho.

O ex-governador havia disputado a eleição com o registro de candidatura indeferido pelo TRE-RJ, mas seu nome permaneceu nas urnas enquanto um recurso era analisado pela Justiça Eleitoral.

Após o primeiro turno, Garotinho tentou desistir do recurso. O pedido, entretanto, foi rejeitado por unanimidade pelos ministros do TSE, que decidiram prosseguir com o julgamento.

A Corte manteve o indeferimento do registro de candidatura por ausência de condições de elegibilidade relacionadas ao pleno exercício dos direitos políticos e à filiação partidária.

Com a anulação dos votos do ex-governador, a Justiça Eleitoral determinou que o TRE-RJ refizesse o cálculo dos percentuais dos candidatos.

A medida não alterou a quantidade de votos recebida por Ruas ou Paes. A mudança ocorreu exclusivamente na base de cálculo dos votos válidos, que deixou de incluir a votação de Garotinho.

Eduardo Paes reconheceu derrota após decisão judicial

A disputa também chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF). Eduardo Paes tentou reverter a decisão do TSE e garantir a realização do segundo turno, inicialmente previsto para 25 de outubro.

O ministro Cristiano Zanin, no entanto, negou o pedido apresentado pelo candidato do PSD.

Após a decisão, Paes anunciou que não daria continuidade à disputa e reconheceu o encerramento da eleição estadual, embora tenha manifestado discordância em relação ao resultado judicial.

“Infelizmente, a Justiça decidiu que não haverá segundo turno, contrariando a vontade soberana dos eleitores. E decisão judicial a gente respeita. É assim que funciona a democracia”, afirmou.

Paes também agradeceu aos eleitores que apoiaram sua candidatura e declarou que seu grupo político continuará acompanhando as ações do próximo governo.

Quem é Douglas Ruas, novo governador eleito

Policial civil e formado em Direito, Douglas Ruas foi eleito deputado estadual em 2022, com quase 176 mil votos. Antes de chegar à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ocupou cargos nas administrações municipal e estadual.

Filho do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), Ruas foi secretário municipal e, posteriormente, assumiu a Secretaria de Estado das Cidades durante o governo de Cláudio Castro (PL), permanecendo na função até março de 2026.

Na Assembleia Legislativa, chegou à presidência da Casa e consolidou sua candidatura ao governo estadual pelo PL. Sua companheira de chapa é Fernanda Louback, também do partido.

Durante a campanha, Ruas apresentou propostas voltadas principalmente à segurança pública, incluindo ampliação do efetivo policial, utilização de tecnologias de monitoramento e ações de enfrentamento às organizações criminosas.
[15:15, 10/10/2026] Marcelo S Moreira: vai voce

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo