O Rio de Janeiro deverá enfrentar um fim de semana com chuvas intensas e queda significativa nas temperaturas. De acordo com o Climatempo, o acumulado de chuva entre sexta-feira (5) e domingo (7) pode ultrapassar a média prevista para todo o mês de abril. O avanço de uma frente fria pelo Sudeste manterá o tempo fechado, especialmente na parte sul da Região Serrana e no norte da capital fluminense. Além disso, os termômetros devem registrar uma expressiva redução: após marcar 34ºC na quarta-feira (3), a máxima prevista para domingo é de 24ºC.
O estado do Rio de Janeiro não será o único impactado pelo sistema de instabilidade. São Paulo (foto) e Rio Grande do Sul também estão sob alerta para temporais e ventos fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classifica a situação como “severa”, com potencial para alagamentos e transtornos.
Em São Paulo, as chuvas intensas, que já marcam a semana, tendem a perder força no fim de semana. No entanto, a previsão é de queda de temperatura, reduzindo o calor observado nos últimos dias. A Defesa Civil emitiu um alerta para a região metropolitana e o ABC paulista, com recomendação para que a população evite deslocamentos desnecessários durante as tempestades.
No Sul, ventos pode chegar a 100 km/h
No Sul do país, o Rio Grande do Sul já registrava temporais desde quarta-feira (3), com volumes de chuva superiores a 100 mm e ventos que podem atingir 100 km/h. O estado também deve enfrentar queda acentuada de temperatura devido à chegada de uma massa de ar frio. Os termômetros podem marcar menos de 10ºC em algumas regiões.
Na segunda-feira (1), um temporal já havia provocado estragos no estado, e imagens compartilhadas por moradores nas redes sociais mostraram a formação de uma tromba d’água sobre o rio Guaíba.
Com condições meteorológicas extremas previstas para os próximos dias, especialistas alertam para riscos de alagamentos, deslizamentos e queda de árvores. A recomendação é que a população acompanhe os boletins climáticos e evite áreas de risco durante os temporais.
Com informações de O Globo
LEIA MAIS





