A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com o Hemorio, realizará a campanha anual “Doe Sangue” na próxima terça-feira (11/06). A ação acontecerá no saguão da galeria do plenário, das 10h às 15h. Além dos servidores, a doação também estará aberta ao público.
Mais do que aumentar o estoque de sangue do Hemorio, cada doador pode ajudar a salvar até quatro vidas, por isso a campanha terá foco na conscientização da população.
No Brasil, aproximadamente 1,4% da população participa ativamente da doação de sangue, o que corresponde a 14 doadores por mil habitantes.
Os números estão dentro das recomendações da Organização Mundial de Saúde, que sugere que entre 1% a 3% da população de cada país seja doadora.
“Compreendemos que a doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. A campanha é uma forma de unir forças entre nossos servidores, a sociedade e as instituições, trabalhando juntos para fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou Renan Torres, subdiretor médico da Alerj.
O que é preciso para doar:
– Apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte). Após o cadastro ocorre a triagem clínica de saúde da pessoa que vai doar;
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
– Pesar no mínimo 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h).
Serviço
Alerj realiza campanha ‘Doe Sangue’
Dia: 11 de junho (3ª feira)
Horário: 10h às 15h
Local: saguão da galeria do plenário





