Vídeo: Rio entra em Estágio 2 após chuva intensa causar alagamentos

Em Campo Grande, o acúmulo de água deixou passageiros ilhados dentro de um ônibus

A cidade do Rio enfrenta chuva intensa e ventania desde a madrugada desta quarta-feira (17). Diante do cenário, a capital entrou em Estágio 2 de atenção às 6h45, conforme informou o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), indicando a possibilidade de ocorrências com impacto na rotina da população.

De acordo com o sistema Alerta Rio, apenas entre 5h e 5h15 foram registrados 18 milímetros de chuva em um curto intervalo de tempo, volume suficiente para provocar alagamentos em diferentes regiões da cidade.

A Zona Oeste foi uma das áreas mais afetadas. Em Campo Grande, o acúmulo de água deixou passageiros ilhados dentro de um ônibus, sendo necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate com o uso de botes.

A SuperVia informou que o ramal Saracuruna opera parcialmente, com circulação restrita entre as estações Penha e Saracuruna. A medida foi adotada devido a alagamentos próximos à estação de Manguinhos. Com isso, não há circulação de trens nas estações Olaria, Ramos, Bonsucesso e Manguinhos.

O VLT Carioca disse que devido a uma falha de energia no trecho entre Gamboa e Harmonia, as linhas 1, 2 e 4 foram impactadas. Os técnicos da concessionária atuam para restabelecer o sistema.

Na Zona Norte da capital, diversos bairros registraram acumulados expressivos de chuva. No Méier e em Piedade, os volumes chegaram a 10,2 milímetros. Em Madureira, moradores relataram e gravaram pontos de alagamento na Avenida Ministro Edgar Romero, uma das principais vias da região, dificultando o tráfego de veículos e pedestres.

Impactos

Segundo o COR-Rio, houve registros de bolsões d’água em vários pontos da cidade desde às 6h. Por volta das 11h45, todos foram escoados.

Ocorreu ainda deslizamentos na rua Laís Areda, em Piedade, e rua das Pedras, em Bangu.

Queda de árvores

  • Estrada do Campinho, na altura da Rua Projetada B, em Inhoaíba.
  • Estrada do Campinho, altura do número 3500, em Inhoaíba
  • Estrada da Paz, no Alto da Boa Vista
  • Estrada do Mendanha, próxima Estrada do Pedregoso, em Campo Grande

A orientação é para que motoristas redobrem a atenção devido às pistas escorregadias.

Previsão do tempo

O Alerta Rio prevê céu nublado a encoberto, com chuva moderada a forte durante a manhã desta quarta, diminuindo de intensidade e ocorrendo de forma isolada à tarde.

Os ventos devem variar de moderados a fortes. A temperatura mínima prevista é de 17°C, com máxima de 28°C.

Baixada

A forte chuva também chegou em bairros de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Bairros como Austin e Cabuçu registraram chuva forte acompanhada de rajadas de vento. Moradores utilizaram as redes sociais para relatar alagamentos e dificuldades de deslocamento.

Governador aciona Comitê de Chuvas

O governador Cláudio Castrou acionou o Comitê de Chuvas devido aos fortes temporais que atingem o Estado do Rio desde a madrugada.

Todas as secretarias ligadas à infraestrutura, assistência social, meio ambiente, além das forças de segurança, estão em alerta e à disposição dos municípios para auxiliar no caso de emergência.

“Liguei para os prefeitos do Rio, Petrópolis, Teresópolis, Resende, Mangaratiba, Seropédica, Rio Claro, Angra dos Reis e Duque de Caxias. Determinei que todas as secretarias estejam mobilizadas para apoiar as prefeituras em qualquer situação de emergência. Peço que a população evite deslocamentos desnecessários nos períodos de chuvas mais intensas”, ressaltou o governador Cláudio Castro

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading