comScore img tag

Venezuela liberta 16 jornalistas detidos durante posse de Delcy Rodríguez

Profissionais tiveram celulares desbloqueados, ligações telefônicas rastreadas e também mensagens e postagens em plataformas de mídia

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa da Venezuela (SNTP) informou nesta terça-feira (6) que 16 jornalistas e profissionais de mídia foram detidos, e posteriormente libertados, durante a posse de Delcy Rodríguez como presidente interina do país. A cerimônia marcou também o início do novo período legislativo da Assembleia Nacional, que se estenderá até 2031.
Segundo o SNTP, 14 profissionais foram detidos em Caracas durante a sessão de instalação da Assembleia Nacional — 13 vinculados a agências e veículos internacionais e um a uma empresa venezuelana. Outros dois correspondentes foram detidos na fronteira com a Colômbia, mas foram libertados após horas incomunicáveis.

A entidade denunciou que os profissionais só foram libertados após revista pelas autoridades de equipamentos de trabalho, desbloqueio de celulares e rastreamento de ligações, mensagens e publicações em redes sociais e plataformas de comunicação dos jornalistas. O sindicato exigiu garantias para o livre exercício da profissão e afirmou que tais ações representam uma ameaça à liberdade de imprensa no país.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading